Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Debate dos portos e logísticas do Brasil com os presidenciáveis

21.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portogente
Data: 21/03/2022

Portogente inicia amanhã a formulação de perguntas aos pré-candidatos já anunciados à presidência da República, objetivando uma avaliação política sobre as propostas relativas ao setor portuário e às logísticas do Brasil. Trata-se de setores vitais para o comércio, à economia e estratégicos para as relações internacionais do País, numa era de transição no uso de energia e acelerada inovação tecnológica. Tendo em vista, principalmente, que os portos brasileiros ainda não são contemporâneos.

Com esse objetivo, serão também abordadas questões como a Agenda 2030 da ONU, com destaque nas relações do porto com a sua comunidade e da energia verde. No âmbito da relação com a sua hinterlândia, eliminar os gargalos logísticos com atração de investimentos. Debater essas questões vai permitir um exame das ações já empreendidas; o que deveria ter sido priorizado, mas ainda não foi alcançado.

Os portos brasileiros ainda estão longe de chegarem em 2022 aos patamares similares aos dos portos asiáticos de Busan, Yokohama e Kaohsiung, como é o compromisso do presidente Jair Bolsonaro, desde 2018. Ante esta realidade, já está posta uma questão: por não ser vinculante, o programa de governo na campanha eleitoral pode ser uma verificação da competência política? Importante assinalar, no caso atual, o candidato não participou de nenhum debate público das suas propostas de governo.

Para prospectar as visões dos candidatos à presidência da República nas eleições/22, sobre os portos e as logísticas do comércio e abastecimento, seguem as primeiras da série de perguntas do Portogente:

Qual a sua avaliação do setor portuário brasileiro no momento? E da logística brasileira (comércio exterior e abastecimento doméstico)?

Quais os principais desafios antevistos para os portos brasileiros durante o próximo mandato? E para essa década de 20?

Se eleito, como pretende enfrentara esses desafios?

Será um debate mediado no Portogente e aberto à participação do seu público.