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Déficit anual de investimento no setor é de R$ 31 bi

18.05.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor Econômico
Data: 16/05/2023

O Brasil registra um déficit de R$ 30,8 bilhões por ano de investimento em infraestrutura ferroviária. Este é o aporte anual que a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) julga ser necessário para o país investir, ao longo de dez anos, e suprir a demanda por nova malha ferroviária.

O levantamento da associação foi apresentado aos técnicos do Ministério dos Transportes para auxiliá-los na estrutura de políticas públicas para o setor.

Além da demanda por investimento na expansão da malha, a entidade também calculou quanto seria necessário para eliminar gargalos da rede ferroviária, o que totaliza R$ 20,4 bilhões anuais ao longo da próxima década. Isso seria aplicado na remoção de invasões em faixas de domínio e eliminação de passagens em nível, aquisição e melhora de material rodante (locomotivas e vagões) e recuperação de linhas.

O presidente da Abdib, Venilton Tadini, disse que o déficit em infraestrutura de transporte é tão grande que o Brasil não merece nem levar o título de país com perfil rodoviário, em razão do predomínio desse modal. “Nossa malha rodoviária também é pífia, se comparada a de outros países”, afirmou.

Sobre as ferrovias, Tadini defende maior participação do governo no desenvolvimento de projetos, especialmente por parceria público privada (PPP). Ele lembra que são exceções os países que impulsionam empreendimentos do setor sem o apoio de governos. Em países como o Brasil, onde o investimento em rede ferroviária ocorre de maneira “tardia”, com ocupações urbanas já estabelecidas, o investimento demandado acaba sendo “bem maior” do que no passado.

No levantamento, a Abdib também estima o déficit de investimento em trens urbanos, construção de monotrilhos ou VLTs, implementação de corredores expressos ou BRTs, além da adequação dos sistemas urbanos existentes. Ao todo, a demanda por investimentos em todos os segmentos ferroviários do país atinge R$ 76 bilhões.

A associação defende que o Brasil eleve a participação de investimentos em infraestrutura em relação ao PIB de patamar atual de 1,7% para 2,26%