Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Divulgada a programação do Fórum de Mobilidade a ser promovido pela ANPTrilhos, em 24 de maio de 2023, em Brasília

11.04.2023 | | ABIFER News

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), do Brasil, divulgou a programação do seminário Fórum de Mobilidade, programado para o dia 24 de maio de 2023, em Brasília, a capital do país.

A iniciativa procura reunir governantes, legisladores, formadores de opinião, investidores, a iniciativa privada e a sociedade para debater as propostas voltadas à retomada dos investimentos e à ampliação do transporte estruturante nas cidades brasileiras.

A ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil.

AUTORIDADES E DIRIGENTES

A cerimônia de abertura contará com a participação de presidentes das operadoras ferroviárias de passageiros, do presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, e de dirigentes da ANPTrilhos – Joubert Flores, presidente do Conselho, e Roberta Marchesi, diretora executiva. São aguardados pronunciamentos do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

PAINÉIS SETORIAIS

Ainda na parte da manhã, serão desenvolvidos dois painéis setoriais.

O Painel Setorial 1 – Desenvolvimento do Transporte Metroferroviário Urbano, tratará da importância do transporte sobre trilhos para a mobilidade dos brasileiros, os principais desafios a serem enfrentados e a necessidade de reestruturação do marco regulatório e da adoção de uma nova política de financiamento do transporte público.

A relevância do transporte regional de passageiros para o desenvolvimento da mobilidade, geração de emprego e renda, atração de investimento e aquecimento da indústria nacional são pontos a serem focalizados no Painel Setorial 2 – A retomada dos trens regionais de passageiros.

O reinício dos trabalhos, na parte da tarde, acontecerá com o Painel Setorial 3 – Autoridade Metropolitana de Transporte como Agente de Desenvolvimento da Mobilidade Estruturante. Nesse momento, estará em debate o avanço do transporte estruturante metropolitano, que passa, necessariamente, pelo resgate do planejamento de longo prazo, dos investimentos continuados, da integração modal e das Autoridades Metropolitanas, que podem ser uma alternativa para torná-los planejamento e investimento de Estado.

Na sequência, será desenvolvido o Painel Setorial 4 – Avanço dos projetos e atração de investimento. Estarão em debate o avanço da mobilidade urbana e do transporte regional de passageiros, o tema da demanda, a implantação de novos projetos, atração de investimentos, a participação de investidores e a ampliação da cadeia de fornecedores.

CONFERÊNCIA FINAL

Para a conferência final do Fórum de Mobilidade ANPTrilhos, sobe o tema O desenvolvimento da mobilidade sobre trilhos na Bahia e perspectiva nacional, foi convidado o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

Link: https://forummobilidade.com.br/programacao/