Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Docas do Rio implanta sistema de programação ferroviária

13.10.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Portos e Navios
Data: 10/10/2022

Entrou em operação no Porto do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (10), o Sistema de Programação e Controle das Manobras Ferroviárias (Sisfer), desenvolvido pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). O investimento, da própria autoridade portuária, foi de R$ 90 mil.

A ferramenta inovadora tem por objetivo a informatização dos procedimentos necessários à programação e à efetivação de entradas e saídas das composições ferroviárias, visando a melhoria da dinâmica operacional, com reflexo direto na eficiência logística dos portos. No Porto de Itaguaí, o sistema também será implantado ainda este ano.

Com a implantação do sistema, serão obtidas padronização e otimização de todas as fases do processo de programação e movimentação ferroviária; redução de impacto das manobras ferroviárias na eficiência dos demais modais de transporte e das operações portuárias; e o estabelecimento de condições favoráveis para um incremento na movimentação ferroviária. O sistema permitirá ainda a integração com outros sistemas dos terminais arrendados e dos operadores portuários e ferroviários.

Segundo o gerente de Estruturação e Construção de Soluções, Eduardo Moreira, durante apresentações aos usuários externos, o ‘feedback’ recebido dos representantes das empresas arrendatárias e operadores portuários foi muito positivo: todos consideraram o sistema como um grande avanço, sobretudo em relação ao ganho de agilidade e transparência no processo.

Antes desse sistema, o processo era baseado em formulários físicos, com registros manuais e troca de informações via e-mail e telefone. Esse cenário prejudicava a comunicação entre os ‘stakeholders’ que operavam ou se utilizavam do modal ferroviário, gerando, por vezes, prejuízos à eficiência operacional.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Docas do Rio, Carlos Cerveira, destacou que o desenvolvimento do Sisfer é uma das ações previstas no Plano de Transformação Digital (PTD), cuja vigência é o triênio 2022-2024. O PTD tem por objetivo promover o aperfeiçoamento do uso das tecnologias existentes, na prestação dos serviços disponibilizados pela companhia, tanto a clientes internos quanto externos. Em nota, a companhia informa que espera, através do uso de soluções tecnológicas, propor soluções mais práticas, rápidas e eficazes, tanto em questões rotineiras quanto em necessidades mais complexas.