Fonte: Revista Ferroviária
Nesta edição da Revista Ferroviária, um raio-x completo do atual cenário brasileiro em relação aos projetos em andamento, ainda no papel e aqueles que estão parados, sem perspectivas a curto prazo. São mais de 800 km de ferrovias de carga em construção. Em passageiros, a ligação ao Aeroporto de Guarulhos e o segundo trecho do VLT Baixada Santista estão quase concluídos. Este estudo de mercado mostra que, mesmo voltando a receber investimentos, o setor avança de forma lenta.
A RF te levará, ainda, a uma viagem em primeira classe para a InnoTrans, maior feira ferroviária do mundo, que acontece a cada dois anos, na Alemanha. Tudo o que há de mais moderno em tecnologia de transporte e mobilidade mundial se encontra ali e, agora, também nas páginas da revista. Gigantes brasileiras e internacionais apresentaram suas apostas ao setor. Ao público presente, oportunidade de troca, aprendizado, conhecimento e, é claro, muita admiração.
Na reportagem, os lançamentos da CRRC, CAF, Alstom e Siemens. Também trouxeram novidades as empresas Progress Rail, Wabtec Corporation, Loram South America, Plasser & Theurer e Matisa.
Ainda fora do País, buscando sempre as novidades ao leitor da RF, uma viagem pela Áustria e detalhes sobre quatro empresas visitadas.
O entrevistado do mês, Rafael Benini, secretário de parcerias em investimentos do Estado de São Paulo, comenta sobre o programa São Paulo nos Trilhos, que tem mais de 40 propostas de projetos metroferroviários, incluindo expansão de linhas de metrô, trens metropolitanos, VLTs e trens intercidades.
A edição ainda detalha as novas diretrizes da ANTT para o uso de recursos em projetos e, atendendo a pedidos, traz de volta “Mercado”, espaço que deixa você por dentro de tudo o que acontece no setor.
Sobre as indústrias – A CATER oferece engenharia de qualidade focada em manutenção preditiva, diagnóstico e monitoramento de vias. A empresa tem grandes expectativas com trilhos brasileiros.
A Frasle Mobility compartilha dicas da sapata de freio e ajuda a identificar sinais de falhas em diferentes componentes de vagões e locomotivas.
Já a Marcopolo Rail reafirma seu compromisso em produzir veículos 100% nacionais e comemora seus cinco anos com início das operações do Trem do Pampa.
A Chevron Oronite aposta em combustíveis renováveis e outros de menor intensidade de carbono.
Outra empresa presente na edição é a Via Permanente, no mercado há 20 anos. Referência em equipamentos de via, está sempre atenta às necessidades dos clientes e demandas do mercado, oferecendo soluções eficientes e com preço justo.
Na coluna Estação Mobilidade, Sérgio Avelleda fala sobre como atrair mais usuários para os sistemas de trens e metrôs.
Em Nota Técnica, o artigo “Solução para o tratamento de efluente da lavagem de peças em oficinas metroferroviárias”, escrito por Alex Menani Lingiard e Guilherme Dutra de Campos.
Em Estatísticas, os resultados de movimentação em carga e passageiros, apresentaram um tímido crescimento. Na seção Artigo, Ana Cândida de Mello Carvalho, sócia da BMA Advogados e Flávio Carvalho, sócio-fundador da Link Public Affairs, falam sobre os entraves na mobilidade urbana; e ainda, Vicente Abate, presidente da Abifer, aborda os novos investimentos da indústria no setor.
Em Gente que faz diferença, os funcionários que são destaques na EMTU, Brado Logística e Voith. No Arquivo Ferroviário, uma visitinha a Caçador, em Santa Catarina, no Museu do Contestado, que teve suas locomotivas e vagões revitalizados.
Na Foto do Mês, o veículo de manutenção de linhas aéreas com bateria elétrica da Plasser & Theurer. No Sumário, trem de açúcar da MRS Logística passando sobre o pontilhão que cruza a Rodovia Washington Luiz, em São Paulo.