Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Edital do Trem Intercidades e de privatização da Linha 7-Rubi será relançado em setembro

24.08.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário dos Trilhos
Data: 24/08/2023

Durante evento realizado na cidade de Campinas onde se reuniram prefeitos daquela região, o Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, pasta do Governo do Estado de São Paulo, informou que o edital do Trem Intercidades publicado no primeiro trimestre do ano será republicado com mudanças.

De acordo com Benini, em setembro um novo edital será publicado com prazo de 120 dias corridos para as empresas e consórcios que estejam interessados no projeto, analisar todos documentos e derivados e formular uma proposta melhor.

Essas mudanças incluem também as garantias de um financiamento da obra por parte do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tornando o Trem Intercidades mais atrativo ao mercado e iniciativa privada.

Com a nova publicação e este prazo de seis meses, o edital que inclui a concessão da Linha 7-Rubi (Atualmente Brás – Jundiai) deverá acontecer em março de 2024 e não mais em 28 de novembro deste ano como estimado.

Entre os prefeitos e secretário foi debatida também a possibilidade de levar o novo trem até a cidade de Americana por meio de uma extensão a partir de Campinas, mas este projeto será uma espécie de fase 2 do Trem Intercidades, portanto, ainda sem data.

Questionamos a SPI sobre essa fala do secretário, porém o órgão da gestão de Tarcísio apenas confirmou a informação, sem fornecer maiores detalhes.

”Conforme informado pelo secretário Rafael Benini, durante evento em Campinas, o edital será republicado em setembro”

Como este site mostrou anteriormente, a vencedora da concessão deverá contratar funcionários da Linha 7-Rubi.