Av. Paulista, 1313 - 8º andar - conjunto 801 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Em Brasília, prefeito discute efetivação do Corredor Ferroviário Bioceânico

17.09.2019 | | Notícias do Mercado

Em reunião no Palácio do Itamaraty com o ministro de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, o prefeito Marcelo Iunes tratou de assuntos relacionados ao desenvolvimento da região de Corumbá. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 11 de setembro.

Um dos temas da reunião, que contou com a participação da deputada federal Bia Cavassa, foi a implantação do Corredor Ferroviário Bioceânico (Ferrovia InterAmericana), um projeto coordenado conjuntamente pelos governos do Brasil e da Bolívia.

De maneira conjunta, Município, Governo de Mato Grosso do Sul e Governo Federal traçam as estratégias para construir os caminhos a serem percorridos visando o crescimento econômico e social da região.

“Coube ao Município reunir as informações sobre as maiores potencialidades regionais e os efeitos esperados com a implantação da ferrovia e outras iniciativas também abordadas”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes. Também participaram da reunião o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques, e o chefe da Casa Civil da Prefeitura, Luiz Antônio da Silva.

A Ferrovia InterAmericana será o principal tronco de um sistema intermodal, um corredor logístico integrado, conectando terminais, ferrovias e portos, entre eles o Porto Seco de Três Lagoas (em andamento) e o Porto de Santos. Com ramais que vão da fronteira com a Bolívia até São Paulo, os produtos dessa região se tornariam mais competitivos.

O projeto engloba 1,6 mil km de ferrovia de Santos a Corumbá e outros 600 km dentro da Bolívia, totalizando mais de 2 mil km. O investimento inicial será feito em modernização da malha ferroviária, que foi construída na década de 60 e está sucateada em quase toda extensão.

 

Data: 13/09/2019

Fonte: Correio de Corumbá