25.08.2022 | Assessoria de Imprensa | Notícias do Mercado
Fonte: Assessoria de Comunicação da Multittech Data: 24/08/2022
Com uma cartela de mais de 250 clientes em diversos nichos da indústria, a empresa de engenharia Multittech desenvolve e gerencia projetos para apresentar inovações ao transporte ferroviário brasileiro. Entre os trabalhos recentes, está o planejamento completo de um macaco eletromecânico, com capacidade de suportar até 25 toneladas, para manutenção de vagões de trem de transporte de carga. O esboço resultou na produção de 32 equipamentos, realizada em parceria com a fabricante Valdefer, de Guarulhos, já em uso pelo cliente final, uma grande mineradora.
“Fizemos adequações e modernizações ao desenho de um equipamento original da década de 1980, para atender requisitos específicos do cliente, especialmente questões de segurança, com o aumento da robustez estrutural do equipamento, implantação de sensores de presença e de barreiras físicas. É um produto de muita tecnologia embarcada e modernização de engenharia”, relata a engenheira Maria Izabel dos Santos, responsável por todo o gerenciamento do projeto.
A solução apresentada pela Multittech também focou na redução de custos e melhorias de qualidade, com a aplicação de novas matérias-primas e processos de manufatura, além do redimensionamento de todo o sistema. “Componentes que originalmente eram usinados passaram a ser fundidos, diminuindo consideravelmente os custos e o tempo de manufatura”, diz a engenheira, que acompanhou pessoalmente a fabricação do primeiro lote, de oito unidades.
Cada macaco tem três motores e pesa 2,5 toneladas. Na operação, dois jogos de quatro macacos elevam dois vagões de maneira sincronizada, garantindo a integridade do vagão articulado e impedindo o tombamento. “O conjunto pode ser operado individualmente, por meio de painéis instalados nos próprios macacos, ou sincronicamente, por meio de uma mesa de comando ou de controle remoto. Sensores de deslocamento fazem a malha fechada, para garantir a elevação sincrônica dos vagões”, descreve Maria Izabel.
“A Multittech foi muito importante para gerenciar o processo e os avanços diários do projeto, bem como para atuar na linha de frente das aprovações dos desenhos, ensaios e testes de aplicação de carga e resistência”, relata Mário Fontes, proprietário da Valdefer e parceiro da Multittech neste e em outros produtos. Os 32 equipamentos têm garantia de uso por pelo menos dez anos, mas a projeção de durabilidade é de 20 anos. “A manutenção e a reprogramação podem ser feitas à distância, por meio de conexão em rede”, informa Mário Fontes.