Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Empresa diz que contorno ferroviário em Rio Preto começa em 2024

30.08.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário da Região
Data: 28/08/2021

O contorno ferroviário em Rio Preto, que será construído para desviar os trilhos que cortam o perímetro urbano do município, foi destacado pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, como “importante obra” prevista no contrato de renovação de concessão com a Rumo, que administra a ferrovia na região.

Freitas fez a declaração na quinta-feira, 26, à noite, quando participou de live com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), transmitida em redes sociais. As obras devem ser concluídas, em cinco anos, até 2026, segundo ministro.

O prazo tem de ser cumprido, de acordo com assessoria de comunicação da concessionária. O início das obras, porém será em 2024, de acordo com a previsão da assessoria. Em junho deste ano, o diretor regulatório institucional da Rumo, Guilherme Penin, afirmou que a previsão era de início dessa obra no ano que vem. O contorno ferroviário também irá retirar trilhos de trechos urbanos cidade da região, como Mirassol e Cedral, e terá 59 quilômetros de extensão. A obra é avaliada em torno de R$ 500 milhões e será custeada pela Rumo. O início ainda depende de projeto final e licenças.

“A concessionária informa que apresentou em 2020 para os prefeitos de São José do Rio Preto, Cedral, Nova Aliança, Bady Bassitt e Mirassol o projeto de contorno ferroviário que irá deslocar a circulação de trens para fora do centro urbano desses municípios. A obra é uma das contrapartidas previstas no contrato de renovação antecipada da concessão da Malha Paulista. O valor do investimento aproximado é de R$ 500 milhões e o cronograma prevê o início das obras para 2024”, diz a Rumo. O projeto executivo está em fase de conclusão e Rumo aguarda licenças ambientais da Cetesb.