21.01.2020 | ABIFER | Notícias do Mercado
Estrutura metálica começou a ser erguida no fim de semana e terá a função de dar acesso aos passageiros que circularem entre o mezanino da Linha 17 e a plataforma da Linha 9
Os trabalhos na estrutura de interligação das estações Morumbi começou neste fim de semana (Reprodução/GESP)
As estações de interligação de ramais metroferroviários estão entre os projetos mais delicados a serem executados. A razão é simples: uma conexão bem pensada significa minutos de economia de tempo para os passageiros, muitas vezes o suficiente para justificar uma mudança de trajeto. Para conseguir um bom compromisso em agilidade, segurança e conforto, no entanto, a tarefa é hérculea.
Por isso, a mudança no projeto da estação Morumbi, da Linha 17-Ouro, tem chamado a atenção. Originalmente, a ideia era construir a estação paralela à homônima da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Até mesmo o único acesso seria compartilhado assim como o pequeno mezanino que levaria ao piso superior das plataformas do monotrilho. Felizmente, no entanto, o Metrô reviu os planos diante da crescente demanda que utilizaria as duas linhas e o projeto foi refeito.
A estrutura metálica de interligação entre as duas estações: fluxo de passageiros mais organizado (GESP)
É essa nova estação Morumbi que está tomando forma nos últimos meses e que nas próximas semanas ganhará mais um componente importante, a estrutura metálica de interligação entre o mezanino da Linha 17 e a plataforma sul da Linha 9. O Metrô está desde sábado interditando novamente a Marginal Pinheiros aos fins de semana enquanto a CPTM interromperá a operação no trecho para permitir a construção da nova estrutura até meados de fevereiro.
A estação Morumbi da Linha 17 tem prazo de conclusão em julho de 2020 (GESP)
Com essa solução, o Metrô evitará que o fluxo de passageiros se concentre no atual acesso e mezanino e que também servirá para acessar o monotrilho, embora seja natural que o público opte pelo novo acesso, em frente ao edifício WTorre Morumbi.