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Equipes de SC são selecionadas para concurso nacional de inovação em segurança ferroviária

01.12.2020 | | Notícias do Mercado

Psicologia e algoritmos são as apostas para garantir menos perigo na área. Conheça os projetos.

 

Duas equipes de SC foram selecionadas para concurso nacional de inovação em segurança ferroviária — Foto: NSC TV/Reprodução

Duas das quatro equipes selecionadas para fazer parte de um projeto de segurança ferroviária são de Santa Catarina. Foram mais de 180 inscrições vindas de todo o país e também do exterior. O concurso visa reduzir os riscos que ocorrem no cruzamento entre vias férreas e urbanas. Conheça os projetos catarinenses:

O diretor de tecnologia da Rumo Segurança, Roberto Rubio Potzmann, diz que a empresa que trabalha já vem investindo nos últimos cinco anos em itens relacionados à segurança. A companhia busca trazer reduzir acidentes e preservar vidas.

“Quando falamos de segurança ferroviária, um dos principais pontos é o cruzamento entre vias férreas e urbanas. Nesse ponto, qualquer desatenção do pedestre ou desobediência às leis de trânsito por parte do motorista, expõe-nos a riscos severos. Buscando tratar esse tema e encontrar formas de reduzi-lo, convocamos a sociedade através do Fuse. O Fuse nada mais é do que uma forma de incentivar a sociedade a participar da solução desse problema”.

Ana Paula Hining e Felipe Demetri, que fazem parte de uma das empresas ganhadoras do projeto, apostam na psicologia para garantir a segurança ferroviária.

“Basicamente, chamamos a nossa proposta de Método Locomotiva. A nossa ideia é ir em uma região que é atravessada por uma ferrovia e convidar parceiros estratégicos para fazer um curso de multiplicadores de segurança ferroviária”, explica Felipe.

Já o integrante de outra equipe escolhida, Vinicius Vieira, de Florianópolis, afirma que os algoritmos vão ser a peça principal do projeto. Segundo o profissional, o Brasil é o quarto país no ranking mundial com maior número de índice de acidentes de trabalho.

“O sistema Tribuzana vai através de dados gerados de quase acidentes e tecnologia embarcada na locomotiva, que através de algoritmos, detectamos pessoas que estão em posição de risco de serem atingidas pelo trem. Os dados computados são encaminhados a Rumo, para identificar onde acontecem mais acidentes e criar campanhas para evitar que esses aconteçam. Em todos os setores existem problemas na segurança do trabalho” , conta Viera.

A expectativa da empresa é não é só aplicar a tecnologia para o setor ferroviário. O projeto também pode ser usado nos setores de óleo e gás, construção civil, entre outros.

Fonte: G1

Data: 29/11/2020