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Estado adia prazo para publicar edital do trem Intercidades entre Campinas e SP, e prevê assinatura de contrato até dezembro

03.02.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 01/02/2022

O governo de São Paulo adiou para junho deste ano o prazo de publicação do Trem Intercidades para ligar Campinas (SP) até a capital, segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos. Inicialmente, esta etapa tinha conclusão estimada para dezembro de 2021, mas a pasta alegou que a mudança dela foi necessária para incluir no documento sugestões recebidas em consultas públicas, que chegou a ser prorrogada por um mês e terminou em outubro. O estado prevê assinar o contrato até dezembro.

A concessão será por 30 anos e o investimento previsto inicialmente na faixa dos R$ 7,5 bilhões já foi atualizado para R$ 8,6 bilhões, no site da secretaria, diante de mudanças no cenário econômico.

A expectativa do estado é de que o leilão ocorra no prazo de 120 dias após a publicação do edital, prazo que inclui o recebimento de propostas em sessão pública. Depois disso, caso não ocorram imprevistos, como eventuais contestações de empresas interessadas, o contrato sai em até um mês.

À época da primeira audiência pública sobre o projeto, realizada em agosto de 2021 em Campinas, a previsão do governo era de realizar o leilão em abril deste ano. “O prazo de execução total do projeto é de sete anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC [Trem Intercidades] em quatro anos. Não há atraso na publicação do edital, o prazo foi prorrogado para que as contribuições recebidas na consulta pública sejam incorporadas ao projeto”, diz texto da secretaria.

O projeto
O governo de São Paulo prevê a oferta de um serviço expresso entre as duas metrópoles, com uma estação em Jundiaí (SP). O trajeto de 101 quilômetros de extensão deve ser atendido por um trem com capacidade para 800 passageiros, capaz de operar com velocidade comercial de 95 km/h, e em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico. A viagem tem duração prevista de 1h04.

A expectativa é atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.

O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato (SP), e estabelece atendimentos a outros municípios do interior paulista como Louveira (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP). A extensão dessa operação seria de 65,8km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h – a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos.

À época da primeira audiência pública, a Secretaria de Transportes Metropolitanos mencionou que a referência do custo da tarifa para o passageiro será o valor vigente da passagem de ônibus.

A proposta de preço vencedora será aquela com menor aporte de recursos e será permitida a formação de consórcio constituído por empresas somente estrangeiras, informou o governo.