Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Estado e Vale formalizam parceria para extensão de ferrovia que passará por Guarapari e Anchieta

04.04.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Folha (ES)
Data: 31/03/2022

Nesta quarta-feira (30) o Governo do Estado formalizou uma parceria com a mineradora Vale para a realização do projeto básico da extensão da Ferrovia EF-118, entre Anchieta e Presidente Kennedy. O projeto será concebido pela Vale, que formalizou o termo de doação com o Estado do Espírito Santo. O projeto compreende estudos sobre o traçado da nova ferrovia em um trecho de 88 quilômetros de extensão da Rodovia que, no atual projeto, passa por Guarapari e Anchieta.

Casagrande lembrou que esse debate sobre a extensão da ferrovia até Presidente Kennedy vem ocorrendo há muito tempo. “Esses projetos grandes demoram muito para maturar, mas estamos focados em resolver essa agenda. Temos a expectativa que o Governo Federal encontre um caminho também para a ampliação da BR-262. Temos que ter sintonia com a Vale para melhorar nossa ligação com o centro do Brasil, senão ficaremos isolados”, pontuou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, ressaltou que esta é uma obra logística de extrema relevância para a economia do Espírito Santo. “Este ramal é mais um passo na realização deste investimento, auxiliando na redução de custos logísticos, no aumento da segurança de transporte e na consolidação de novas cadeias produtivas, além do fortalecimento dos arranjos já existentes na região “, ponderou.

“O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações com os órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção. Com a doação do projeto ao Governo do Estado, seguimos nosso propósito de contribuir para o desenvolvimento do País e dos territórios em que atuamos, sobretudo com infraestrutura logística”, destacou o diretor de Relações Governamentais da Vale, Luiz Ricardo Santiago.

Estrada de Ferro 118

A obra faz parte da contrapartida à prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), operada pela Vale. Além de realizar as obras do trecho, a empresa será a responsável pelo projeto executivo do ramal ferroviário. O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou a renovação antecipada dos contratos de concessão da EFVM e da Estrada de Ferro Carajás (EFC), também administrada pela mineradora.

Na ocasião da autorização da extensão pelo TCU, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou sobre a importância dos investimentos para a região sul capixaba. “É fundamental para o Estado do Espírito Santo, porque nós vamos ter o início da construção daquilo que virá a ser, no futuro, a Estrada de Ferro 118, ou seja, a ligação Vitória a Rio. No contrato, nós vamos ter a obrigação da construção do ramal de Cariacica para Anchieta. E aí nós vamos ter uma linha ferroviária que vai levar o minério de ferro para um porto em Anchieta que hoje está subutilizado”, destacou.