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Estado entrega ao Consórcio plano para recuperar malha ferroviária

12.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário do Grande ABC
Data: 11/05/2022

 

O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC recebeu ontem, na sede da entidade, em Santo André, o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de São Paulo, da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, que apresentou plano para reativação da malha ferroviária no Estado, que incluiu as linhas da região.

A iniciativa estadual busca desafogar o transporte rodoviário de cargas com ativação de linhas regionais de trajeto curto e terminais intermodais. O primeiro encontro apresentou a iniciativa geral do Estado e não especificou quais linhas do Grande ABC seriam utilizadas no projeto.

“Estamos planejando um evento para apresentar aos prefeitos da Região Metropolitana todos os projetos de multimodalidade e conectividade desenvolvidos pela Secretaria de Logística e Transportes, fomentando a discussão e colocando todos na mesma sintonia. O apoio do Consócio Intermunicipal do Grande ABC é muito importante para essa iniciativa”, afirmou o assessor especial da secretaria estadual.

Prefeito de Santo André e presidente do colegiado, Paulo Serra (PSDB) também destacou a importância da iniciativa. “A mobilidade urbana é uma das pautas mais importantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, foco de muitos ofícios e pedidos de auxílio por parte do colegiado. Para nós, uma grande conquista. Manter o diálogo para o desenvolvimento de ações efetivas que impactam na vida de milhares de moradores segue como prioridade. São as políticas públicas que unem os municípios e reforçam a nossa atuação”, destacou o tucano.

A Secretaria de Logística e Transportes planeja retomar mais de 2.500 quilômetros de trilhos em diversas regiões do Estado. Segundo levantamento do GT a malha ativa de trilhos em São Paulo é de 2.390 quilômetros, menor do que as linhas inoperantes, com baixa capacidade ou ociosas, que representam 2.530 quilômetros, no total. O projeto busca conceder autorização às empresas interessadas em transportar cargas por trilhos. Em contrapartida, as companhias ficariam responsáveis pela recuperação e manutenção do trecho a ser usado durante a vigência do contrato.