Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Estudo sobre a reativação da linha férrea é apresentado durante reunião na ACIV

14.08.2020 | | Notícias do Mercado

Sul de Minas é uma das regiões mais ricas do Estado, sendo a segunda maior região exportadora do país. (Foto: Divulgação ACIV)

Na última semana, o presidente do Circuito Ferroviário Vale Verde e membro da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, César Mori Junior esteve na sede da Associação Comercial e Industrial de Varginha, onde foi recebido pelo presidente, Anderson de Souza Martins; o vice-presidente, João Maiolini, a gerente executiva, Kátia Gonzales e o presidente da Minasul, José Marcos Magalhães.

Mori chegou até a ACIV após contato do Deputado Estadual João Leite, que é presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG.
Na oportunidade foi apresentado um estudo sobre a reativação da linha férrea para fins turísticos e transporte de passageiros. De acordo com projeção realizada pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, em um raio do eixo traçado entre Varginha, Três Corações, Lavras e Carrancas beneficiaria até 95 municípios atingindo aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.
“A ideia é que o trecho de Varginha seja feito por Maria Fumaça, a proposta é recuperar a locomotiva de Três Corações e a que está no zoológico de Varginha e colocá-la em operação, trabalhando para a população”, disse César.
Para que o projeto funcione será necessário investimento de empresas privadas que consigam entender e enxergar o grande benefício que esta iniciativa traria para região, além de apoio do governo municipal das cidades envolvidas.
O Sul é uma das regiões mais ricas de Minas Gerais. Tem um PIB acima de R$ 12 bilhões, o que representa 14% do PIB estadual. A exportação também é um grande negócio no Sul de Minas, sendo o segundo maior exportador do Estado.
O presidente da ACIV, Anderson de Souza Martins, falou da importância deste investimento para a região. “A reativação da linha férrea traria muitos benefícios para Varginha tanto no setor turístico como no comercial, por isso a ACIV como entidade que fomenta o desenvolvimento da cidade, busca ao longo desta gestão, conectar pessoas que possam formalizar negócios de interesse de nossa comunidade, foi isto que fizemos mais vez. Nessa primeira reunião indicamos players da cidade que também tem projetos relacionados à reativação da ferrovia”, finalizou.
Data: 13/08/2020