23.06.2020 | ABIFER | Uncategorized
Foto: Marcos Issa/Bloomberg
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), nomeou a ex-diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Elisabete França, como a nova secretária municipal de Mobilidade e Transportes. A nomeação foi publicada no “Diário Oficial da Cidade”, hoje.
França assume o posto que era de Edson Caram, à frente da pasta desde dezembro de 2018, mas que pediu demissão no dia 12 deste mês, mesma semana em que o prefeito ameaçou dispensá-lo caso os ônibus na cidade ainda trafegassem com pessoas em pé.
Caram assume cargo
Caram assume agora o cargo de secretário-executivo do prefeito. Ontem, o prefeito desistiu da recomendação às empresas de ônibus para que os coletivos rodassem somente com passageiros sentados, com objetivo de reduzir a contaminação por coronavírus.
Segundo afirmou a SPTrans, que administra o transporte urbano por ônibus na cidade, em nota na sexta-feira, uma nova consulta à Vigilância Sanitária esclareceu que a posição em que o passageiro é transportado não é o fator mais importante na transmissibilidade da doença, mas, sim, o distanciamento, aliado a hábitos de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel e o uso permanente de máscaras.
Essa medida vinha gerando polêmica por ser difícil de cumprir. Motoristas e cobradores alegavam que não conseguiam fazer o controle dos passageiros. Na segunda-feira, a capital paulista bateu recorde de passageiros nos ônibus durante a quarentena. Mais de 3,5 milhões passaram pelas catracas do sistema de transporte público municipal.
Essa é a terceira vez que Bruno Covas recua em uma decisão ligada a transportes e trânsito para tentar frear o avanço do novo coronavírus. No começo de maio, a prefeitura promoveu bloqueios em ruas e avenidas da cidade pela manhã, mas a medida durou apenas dois dias, pois provocou engarrafamentos nos locais e prejudicou a passagem de ambulâncias.
Depois foi a vez do megarrodízio ampliado e mais restritivo, com liberação para circulação de veículos com placas final par em dias pares e ímpares, em dias ímpares. Entretanto, a medida durou apenas uma semana, já que provocou lotação no transporte público.
Arquiteta
França é arquiteta urbanista, com experiência em projetos urbanos, ambientais, habitacionais e de mobilidade urbana.
Entre 2015 e julho de 2018, foi diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.
Já entre 2010 e 2012, foi secretária de Habitação e, entre 2005 e 2012, atuou como Superintendente de Habitação da Secretaria de Habitação da Cidade de São Paulo, onde coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e vários programas habitacionais, com destaque para Urbanização de Favelas, Recuperação Urbana e Ambiental nos Mananciais e Recuperação de Cortiços na região central da cidade.
Fonte: Valor
Data: 20/06/2020