Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ferrovia e a expectativa econômico-financeira da população mato-grossense; saiba mais

27.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Emais MT
Data: 24/06/2022

Falaremos sobre a chegada da ferrovia, que é um sistema para transporte de cargas pesadas e em grandes quantidades. A ferrovia visa uma maior celeridade e eficiência, sendo predominante em regiões altamente industrializadas. Saiba mais aqui no É Mais MT.

Ademais, a ferrovia vai passar por várias cidades dentro do estado do Mato Grosso. Entre elas, temos Lucas do Rio Verde, indo até o Porto de Santosem São Paulo, possuindo mais de 10 mil km de linhas. Além disso, está previsto um investimento de mais de 7 bilhões com a construção de um túnel de quase 2 km, 22 pontes, 21 viadutos e 5 passagens inferiores.

Na manhã do dia 14 de junho, a Rumo Logística anunciou o sucesso da última licença que permite o início das obras. Assim, é previsto mais de 700 km que vai passar por dezesseis cidades. Essa primeira licença é para construção de um trecho, conforme a declaração de Francisco Voulo, Presidente do Fórum Pró-Ferrovia de Mato Grosso:

“Agora começa a contagem regressiva para a chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo à nossa querida Cuiabá. Saiu agora a licença de instalação. A empresa Rumo está autorizada a começar as obras a partir de Rondonópolis rumo à Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Se Deus quiser em breve estaremos escutando o apito do trem na nossa querida Capital

Evento de lançamento da obra deve ocorrer em Rondonópolis

Outrossim, é previsto que ocorra no dia 27 de Junho, um evento de lançamento para dar início a todo o procedimento de construção e instalação dos trilhos. O mesmo irá ocorrer na cidade de Rondonópolis, como forma de registro a esse grande marco.

Expectativa econômico financeira com a chegada da ferrovia

Em resumo, a ferrovia vai proporcionar uma evolução para logística no Brasil, pois irá agregar certa facilidade no escoamento da produção do estado. Assim, é previsto uma redução de custo no transporte, visto que a ferrovia é o meio mais econômico e célere comparado ao custo rodoviário. Dessa forma, acredita-se que haverá uma redução para os produtores, e esse efeito também será esperado pelo consumidor final.

Risco nas estradas do interior do MT

Ademais, de acordo com o estado de calamidade em que se encontra as vias dentro do estado do Mato Grosso e os efeitos negativos da falta de manutenção das vias, torna-se claro que a chegada da ferrovia só tem a agregar para a sociedade. Em conclusão, objetiva-se maior segurança quando o assunto é o índice de roubo de cargas, maior celeridade, uma efetiva prevenção de perdas ao longo do caminho e maior economicidade para o bolso tanto do produtor quanto do consumidor.