Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ferrovia é vital para o crescimento das agroindústrias

01.09.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Compre Rural
Data: 29/08/2022

A afirmação é do Diretor Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, durante entrevista ao AveLive.

“Nós colocamos como fator vital para o crescimento, ou até a sobrevivência do grande parque agroindustrial existente em Santa Catarina, a dependência desta ferrovia”.

A afirmação é do Diretor Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Neivor Canton, durante entrevista ao AveLive, transmitido ao vivo no canal do youtube da Agroceres Multimix.

Questionado sobre as expectativas do setor quanto à construção do ramal ferroviário “Chapecó-Cascavel”, da estatal paranaense Ferroeste, o presidente da Aurora explicou que o projeto seria como “o primeiro tempo do jogo”.

Isso, porque a concretização da obra ainda depende da superação de diferentes etapas burocráticas, como a obtenção da Licença Prévia Ambiental e a realização do leilão para a cessão onerosa de cinco contratos celebrados com o Ministério da Infraestrutura.

O leilão é esperado que seja realizado ainda no segundo semestre de 2022. O novo traçado, com 1.567 quilômetros, vai ligar os municípios de Maracaju (MS) e Paranaguá, além de criar um ramal entre Foz do Iguaçu e Cascavel e entre Chapecó (SC) e Cascavel.

“O Rio Grande do Sul também se junta a esse esforço, pretendendo estender um ramal de Chapecó a Passo Fundo”, explica Neivor, destacando que os estudos de viabilidade econômica e ambiental do trecho entre Cascavel e Chapecó foi custeado por oito entidades catarinenses.

Quando a ferrovia estiver concluída, este será o segundo maior corredor de grãos e contêineres do País. Hoje, Santa Catarina busca cerca de 5 milhões de toneladas de milho no centro oeste brasileiro, para atender a produção de proteína avícola e suinícola.

“Então, esses trechos, uma vez privatizados, a gente acredita sim que há viabilidade econômica e que vai despertar interesse de investidores”, salienta Neivor. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental prevê o investimento de R$ 35,8 bilhões para a construção e compra de material rodante para os 1.567 quilômetros de trilhos que vão ligar Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O AveLive foi realizado pela primeira vez em 2017 com o objetivo de levar informações técnicas e de mercado, em primeira mão, aos atores da avicultura brasileira. A iniciativa segue a filosofia da Agroceres Multimix, que há mais de 45 anos se propõe a oferecer ao setor agropecuário muito mais que nutrição.

Para conferir a entrevista completa com Neivor Canton, acesse o link https://youtu.be/DVPzFjb6syM .