Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Futura ferrovia terá 10 pontes, 7 viadutos e vai interligar seis cidades capixabas

08.07.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Dia a Dia ES
Data: 06/07/2024

O projeto básico de engenharia da Ferrovia Kennedy, entregue esta semana pela Vale ao Governo do Estado, prevê uma série de intervenções ao longo de 92,8 km de extensão da estrada de ferro que irá conectar Anchieta a Presidente Kennedy, na divisa com o Rio de Janeiro.

A Ferrovia Kennedy é o primeiro trecho da ferrovia federal EF-118 e será interligada à malha ferroviária federal.

Segundo o vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale, Alexandre D’Ambrósio, o objetivo é fortalecer a parceria com o Governo do Estado e colaborar com o desenvolvimento da infraestrutura da região Sul.

“Por isso, estamos doando o projeto básico e repassando os recursos para os estudos socioambientais da Ferrovia Kennedy. Esses estudos permitirão a busca por parceiros para viabilizar a implantação do projeto”, destacou.

Infraestrutura e desenvolvimento

A nova ferrovia Kennedy atravessará os municípios de Anchieta, Piúma, Iconha, Rio Novo do Sul, Itapemirim e Presidente Kennedy, com especificações técnicas de alta segurança e tecnologia na operação ferroviária.

Um dos destaques do projeto é a construção de 10 pontes ferroviárias e sete viadutos ferroviários, projetados para superar desafios geográficos, garantir a fluidez do transporte e preservar o ecossistema local.

“Mais um passo importante está consolidado, com a entrega desse projeto de engenharia que liga Anchieta à divisa com o Rio de Janeiro. Com esse projeto e os estudos ambientais que foram contratados hoje, estamos equipados e organizados para que os investimentos possam acontecer na sequência, contribuindo muito para o desenvolvimento econômico e social do Sul do Espírito Santo”, ressaltou Ricardo Ferraço, vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo.

Estudos socioambientais

A Vale está apoiando financeiramente a realização dos estudos socioambientais do projeto da Ferrovia Kennedy, com um repasse de R$ 3,5 milhões. A consultoria especializada Econservation Estudos e Projetos Ambientais será responsável pelos estudos básicos socioambientais, que terão um prazo de dois anos para serem concluídos.

A contratação foi realizada pelo ES em Ação, com acompanhamento da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e liderança do Governo do Estado.

Para Fernando Saliba, diretor de Gestão Pública do ES em Ação, o apoio financeiro da Vale para o desenvolvimento do Estudo Socioambiental do projeto da EF-118, em parceria com o ES em Ação e o Governo do Estado, reforça o compromisso com o progresso sustentável do Espírito Santo.

“Este projeto ferroviário não apenas impulsionará a geração de emprego e renda local, mas também aprimorará a logística do Estado, tornando o mercado capixaba e brasileiro mais competitivo. A colaboração entre essas entidades é um passo crucial para um futuro mais próspero e integrado”, afirmou.

Ramal Anchieta

Paralelamente, a Vale continua o desenvolvimento do projeto do Ramal Anchieta, uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), entre Santa Leopoldina e Anchieta.

O projeto está sob análise do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para confirmação como investimento adicional, conforme previsto no 3º Termo Aditivo ao Contrato da Concessão da EFVM.