Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Gestora da Rumo Logística acredita em aval para ampliação de passeios

02.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: A Hora
Data: 31/05/2022

Durante o evento que lançou a temporada de 2022 do projeto Trem Dos Vales, a responsável pelas relações governamentais da Rumo Logística, Giana Custódio, indicou que o atrativo turístico poderá ser ampliado para outras épocas do ano. A empresa que administra a Ferrovia observa um pedido feito pela Associação de Municípios Turísticos do Vale do Taquari (Amturvales) para a implementação de um trem permanente na região. O impasse para liberação está em aspectos de segurança, uma vez que a ferrovia é utilizada para transporte de carga por locomotivas.

Durante o evento desta terça-feira, o pedido foi endossado pelo secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub e pelo presidente da Associação Brasileira de Preservação de Ferrovias (ABPF), Marlon Ilg. O argumento para aumentar a disponibilidade de datas é o sucesso do projeto. Para este ano, a estimativa é que 35 mil pessoas participem dos passeios entre Guaporé e Muçum.

A representante da Rumo avalia que o sucesso do projeto é um fator determinante para que a ampliação seja concedida. Segundo a gestora, o pedido está com a área técnica da empresa e estão sendo observados aspectos de segurança para os participantes. “É um trajeto com vários túneis e pontes. Embora seja uma operação segura, pode acontecer algum problema, a gente precisa pensar como fica esta situação”, explica.

Venda de bilhetes começa nesta quarta-feira
Nesta temporada os passeios ocorrem entre agosto e outubro. A estimativa é que 35 mil pessoas participem, injetando R$ 8 milhões na economia da região. Os bilhetes custam R$ 148 e podem ser adquiridos pelo site www.tremdosvales.com.br.

O trajeto abrange as cidades de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum, com um total de 46 quilômetros.

Lançamento em Porto Alegre
O evento desta quarta-feira ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini teve a participação e teve a participação do Governador Ranolfo Vieira Junior, que manifestou desejo em conhecer o projeto. Também compareceram o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira, o presidente do Tribunal de Contas, Alexandre Postal, secretários estaduais, deputados, prefeitos da região e representantes de entidades do Vale do Taquari.