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Governador autoriza elaboração de projetos para implantação de ferrovias

03.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: JDV
Data: 01/11/2022

Santa Catarina deu passos importantes na infraestrutura ferroviária e aeroviária. Na noite de quinta-feira (27) o governador Carlos Moisés assinou a ordem de serviço para a execução de dois projetos para novas ferrovias e assinou o contrato para a realização de estudos para um plano de ações voltado ao fortalecimento dos aeródromos do Estado. Os investimentos nos dois modais têm o objetivo de alavancar o desenvolvimento, melhorar a logística, o transporte e o escoamento da produção.

No modal ferroviário serão executados dois projetos: um para a construção do Corredor Ferroviário, entre Chapecó e Correia Pinto; e outro, entre Itajaí e Araquari, no Litoral Norte, a Ferrovia Interportos. Nos dois projetos serão investidos R$ 32 milhões. No primeiro momento, o foco são os traçados que interligam ao chamado Tronco Sul, chegando a São Paulo e ao Centro-Oeste do Brasil.

 

Corredor Ferroviário

O corredor ferroviário catarinense terá 319 km e fará a ligação de Correia Pinto — no Planalto Catarinense — com Chapecó, auxiliando no escoamento da produção do agronegócio. A projeção é que, pelos trilhos, poderão ser transportados até 20 milhões de toneladas por ano, abastecendo toda a agroindústria catarinense com grãos e insumos agrícolas e industriais. A rota também será uma via de exportação dos produtos catarinenses para o mercado do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com uma estimativa de custo menor, comparado ao transporte rodoviário.

 

Ferrovia Interportos

A Ferrovia Interportos terá 62 quilômetros e ligará Itajaí, o segundo maior complexo portuário do país a Araquari, no Norte do Estado. Atualmente, os portos de Santa Catarina movimentam mais de 40 milhões de toneladas, sendo 60% em contêineres. Desse volume, apenas 3% são distribuídos por ferrovias. De acordo com os técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, a Ferrovia Interportos poderá transportar até 15 milhões de toneladas por ano, com menor custo e alívio do tráfego nas rodovias.

O projeto total das ferrovias prevê a utilização de 745 quilômetros já existentes, a recuperação de 594 quilômetros e a construção de outros 770, alcançando uma malha ferroviária estadual de 2.109 quilômetros. Para atender a nova malha ferroviária catarinense serão construídos quatro terminais rodoferroviários e um rodoviário.

 

Plano Aeroviário

Depois de mais de uma década sem ações efetivas de planejamento, o Governo do Estado de Santa Catarina volta-se à construção de um Planejamento Aeroviário focado no potencial regional. O PAE tem por objetivo analisar o impacto do desenvolvimento socioeconômico regional e do transporte aéreo na atual infraestrutura dos aeródromos catarinenses.

O Plano tem a finalidade de elaborar políticas públicas de curto, médio e longo prazo, voltadas para o sistema aeroviário, incluindo estudos para implantação de novos complexos aeroportuários. O estudo contempla, por exemplo, os prognósticos de demanda dos aeroportos, regiões de influência, possibilidades de saturação, quantificação de recursos financeiros para implementação da infraestrutura por meio de um programa de investimentos com diretrizes para o desenvolvimento no Novo Sistema Aeroviário Estadual.

O contrato para a realização dos estudos foi firmado entre a SIE, a UFSC/Labtrans e FAPEU, com investimento de R$ 1,47 milhão.