Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governador Tarcísio de Freitas promete reativar ferrovias no Oeste Paulista

20.03.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 17/03/2023

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), afirmou na manhã desta sexta-feira (17) que irá reativar a malha ferroviária do Oeste Paulista. A declaração foi feita durante visita oficial a Dracena (SP).

Conforme Freitas, o ramal ferroviário que faz a interligação de Panorama (SP) a Bauru (SP) deve ser recuperado e retomado para o transporte de cargas.

“O trem vai voltar a circular, gente vai ver. Tem carga aqui para usarmos na ferrovia e vamos ter a recuperação do ramal de Panorama a Bauru. E mais recuperações de ferrovias virão”, prometeu o governador.

Um dos objetivos da retomada da malha ferroviária é reduzir o valor do frete de produtos destinados ao Oeste Paulista.“Vamos trazer os trens de carga agora aqui para o oeste para trazer nossa carga, para baratear o frete. Nós vamos recuperar as ferrovias e essa ferrovia aqui vai ser recuperada. Vamos ver o ramal de Panorama a Bauru sendo recuperado, atendendo Dracena e toda região”, declarou Freitas.

Ainda durante o discurso realizado na maior cidade da Nova Alta Paulista, o governador disse que em breve publicará o edital que prevê a implantação do primeiro trem de passageiros de média velocidade do Brasil, que irá conectar Campinas (SP) a São Paulo (SP).

Segunda visita ao Oeste Paulista

Em meio aos compromissos da agenda oficial na manhã desta sexta-feira (17), o governador do Estado de São Paulo inaugurou uma unidade do Programa Creche Escola, com capacidade para atender 150 crianças de zero a três anos, em Dracena.

Ainda durante a segunda visita oficial ao Oeste Paulista, Freitas entregou a regularização fundiária de 3.465 unidades habitacionais em 35 municípios das regiões de Presidente Prudente (SP), Araçatuba (SP), Bauru (SP) e Marília (SP), junto ao secretário estadual da Habitação e Urbanismo, Marcelo Branco. Os imóveis foram regularizados pelo Programa Cidade Legal e pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

O governador ainda concedeu uma van com acessibilidade à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e participou da cerimônia simbólica de inauguração da unidade do Poupatempo de Tupi Paulista (SP), com entrega de placa oficial.

O prefeito de Dracena, André Kozan Lemos (Patriota), solicitou ajuda ao governo de São Paulo para a construção de uma Central Estadual de Abastecimento (Ceasa) na Nova Alta Paulista. Diante do pedido, o governador comprometeu-se a ajudar os prefeitos da região na obtenção do órgão.

Em meio à cerimônia, o governador ainda comunicou que alterou a diretoria do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), a fim de melhorar a prestação de serviços de saúde aos servidores estaduais.

Freitas também informou que está prestes a encaminhar recursos aos municípios para o combate à dengue.