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Governo de SP pega empréstimo de R$ 1,1 bilhão para obras do monotrilho da Linha 17-Ouro

11.10.2019 | | Notícias do Mercado

Linha que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014.

 

Estações previstas para a Linha 17-Ouro do monotrilho — Foto: Reprodução/TV Globo

O Governo de São Paulo, sob gestão de João Doria (PSDB), pegou um empréstimo de U$ 296 milhões – que equivale a R$ 1,1 bilhão – do Banco de Desenvolvimento da América Latina para terminar as obras do primeiro trecho do monotrilho da Linha 17-Ouro.
A Linha que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM deveria ter ficado pronta para a Copa de 2014. A obra começou em 2012, mas além de muito atrasada, também está menor que o previsto inicialmente. O custo final pode chegar a R$ 2 bilhões.

Com o empréstimo, o governo afirma que agora tem recursos financeiros para terminar o projeto, mas não definiu novo prazo para a entrega.

No começo do ano, o estado rompeu o contrato com o consórcio monotrilho, que era responsável por construir as vigas e a sinalização da linha, além de fornecer os trens. O motivo é que os trabalhos estavam lentos, e uma das empresas que fazia parte do consórcio faliu.
Por toda a extensão da obra é fácil ver sinais de abandono. Uma estrutura gigantesca de concreto sem função, que atrapalha o trânsito na Avenida Roberto Marinho, na Zona Sul, e serve de esconderijo.
“Pessoas não tem onde morar, vem aqui e começam a consumir droga. O abandono, sujeira. E o pessoal que vai a pé trabalhar é assaltado”, diz Marco de Oliveria.
As obras que estão em andamento são nas estações e no pátio de manobra, que são feitas por outros consórcios.
“São duas licitações que estão andando, uma por obra civil, que está em processo final de assinatura de contrato. Talvez a gente consiga assinar na primeira quinzena de novembro. E o outro vai ser o fornecimento dos trens, que tem três empresas internacionais interessadas. Esse vai levar um pouco mais de tempo”, diz Paulo Galli, secretário-executivo de Transportes Metropolitanos.
Quando a Linha 17-Ouro ficar pronta, ela será administrada pela Viamobilidade, que já gerencia a Linha 5-lilás do Metrô. Mas uma ação do Ministério Público questionando essa concessão. Há também outros processos na Justiça questionando as mudanças no projeto da linha.

 

Fonte: G1
Data: 08/10/2019