Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo do RJ autoriza atividades portuárias no Terminal da Ilha Guaíba, diz Vale

26.04.2021 | | Notícias do Mercado

Valor - 22/04/2021

 

A Vale informou ter recebido, do Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, a autorização necessária para manter as atividades portuárias no Terminal Ilha Guaíba (TIG), no município de Mangaratiba (RJ), que haviam sido suspensas pela administração municipal.

Mais cedo, a prefeitura de Mangaratiba suspendeu as atividades no porto e multou a Vale em R$ 1 milhão por estar operando sem licença. “A última licença obtida pela Vale foi a de Operação emitida em fevereiro de 2010 e com validade até dezembro de 2011. Ou seja, a empresa opera há quase 10 anos sem respaldo legal na legislação ambiental vigente”, disse a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Responsável por exportar 40 milhões toneladas de minério de ferro por ano, que chegam de trem e são levados de navio ao Porto de Sepetiba para exportação, a prefeitura diz que o TIG está operando sem licença, motivo pelo qual sofreu a nova punição.

No primeiro trimestre de 2021, o terminal, que continua operando com suas atividades de descarga e manuseio, teve uma média diária de embarque de 60 mil toneladas de minério de ferro.

A Vale afirmou que possui todas as licenças necessárias para regular a operação do terminal, emitidas pelas autoridades competentes.