Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo executa serviços para restauração da antiga Estação Ferroviária

31.01.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Governo do Estado de Sergipe
Data: 26/01/2022

Os serviços para restauração de um dos mais significativos patrimônios históricos sergipanos estão sendo executados pelo Governo de Sergipe. Localizado na Praça dos Expedicionários, entre os bairros Getúlio Vargas e Siqueira Campos, o Complexo Ferroviário de Aracaju  foi desativado completamente em 2012 e, uma vez revitalizado, trará de volta um pouco da história de um principais espaços que muito contribuiu para o desenvolvimento da economia e mobilidade de passageiros do estado no século passado, sobretudo entre as décadas de 1930 e 1970.

Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a primeira etapa para a revitalização do imóvel valorado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) recebe R$ 1.633.122,45 em investimentos do próprio instituto, resultado de um Termo de Compromisso celebrado entre a Sedurbs e o órgão federal, e está com percentual de execução de 40%.

A primeira fase da recuperação consiste na limpeza manual de vegetação do terreno, limpeza geral do edifício, levantamento topográfico, sondagem do terreno, elaboração de mapeamento de danos e avaliação do estado de conservação, levantamento cadastral e dos dados cartoriais e jurídicos, ensaios e testes tecnológicos, limpeza e execução de cobertura provisória para o edifício da Estação Ferroviária, execução de muro para fechamento do terreno, instalação dos portões em ferro, reposição e reparo de peças em concreto para fechamento do muro, pintura do muro, peças em concreto e dos portões em ferro.

Os serviços

 “Tratam-se de serviços emergenciais que darão condições físicas de realizar os estudos para elaboração do projeto de restauração do Complexo Ferroviário, no qual seu uso após a revitalização ainda será definido. A área total do complexo é de 67.585,02 m² e já concluímos a limpeza geral do edifício, o levantamento topográfico e sondagem do terreno, ensaios e testes tecnológicos, elaboração de mapeamento de danos e avaliação do estado de conservação, bem como finalizamos o levantamento dos dados cartoriais e jurídicos”, detalha o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.

Ubirajara Barreto ressalta que nas próximas semanas outras atividades serão iniciadas. “Atualmente estamos executando a limpeza manual da vegetação do terreno, cuja área é de 55.164,21 m². Tão logo finalizemos esse serviço, iniciaremos a limpeza e execução de cobertura provisória para o edifício da Estação Ferroviária e a execução do muro para fechamento do terreno, faremos a instalação dos portões em ferro e a reposição e reparo de peças em concreto para fechamento do muro, o que deixará a obra mais próxima da finalização dessa primeira etapa”, afirma.