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Governo Federal avança em obras da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico)

06.02.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Casa Civil
Data: 03/02/2023

A Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) começou a tomar forma. O primeiro trecho já foi aterrado, e quase 8 mil toneladas de trilhos já foram adquiridas para a obra. A previsão de investimentos é de R$ 2,73 bilhões, e geração de 4,6 mil postos de trabalho na obra e em serviços relacionados a ela, como em comércios para fornecimento de alimentação a operários, pousadas, etc.

O escoamento da produção de grãos pela via ferroviária vai diminuir os custos dos transportes, aumentando a capacidade de negociação no mercado internacional, e de redução do preço dos produtos para o consumidor final. A Fico terá 1.641 quilômetros de extensão, divididos em três trechos: Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), com 383 km; Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), com 505 km e Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO), com 646 km.

Quando estiver em atividade, a estrada de ferro vai conectar o Vale do Araguaia e as Ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste Leste (Fiol), transportando as safras regionais para os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA).

Investimento em Transportes

Em reunião de alinhamento dos trabalhos, os ministro da Casa Civil, Rui Costa, e dos Transportes, Renan Filho, discutiram ações focadas na revitalização, retomada e intensificação de obras de infraestrutura rodoviária e ferroviária no Brasil. “O governo do presidente Lula trabalha para interligar o Brasil de ponta a ponta e nossas rodovias e ferrovias têm um papel fundamental para levar mais desenvolvimento por todo o país”, declarou Rui Costa.

Para 2023, o governo federal assegurou R$ 18,8 bilhões a serem aplicados na logística nacional de transportes, o que iguala a capacidade de investimento aos patamares de 2016.

Prioridades regionais

Após assegurar, no orçamento 2023, os recursos necessários à retomada dos investimentos no setor, o Governo Federal elaborou o diagnóstico das ações prioritárias a serem executadas pelo Ministério dos Transportes e órgãos vinculados entre janeiro e abril. Por meio da iniciativa, serão aplicados cerca de R$ 1,7 bilhão na retomada e intensificação de obras, a fim de preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves em todo o país.

O valor possibilitará a entrega de 861 quilômetros pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril de 2023. No período, 72 pontes e viadutos serão revitalizados. Haverá, ainda, a retomada de mais 670 quilômetros de obras hoje paradas por falta de verbas: nelas, estão previstas revitalização, construção e adequação de segmentos críticos.