Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo Federal conclui divulgação do programa de concessões por quatro países

22.11.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: MINFRA
Data: 18/11/2021

O Governo Federal encerrou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a divulgação do programa de concessões da área de infraestrutura do país. Durante dez dias, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve na França, Itália, Espanha e Emirados Árabes participando de reuniões com representantes de fundos de investimentos, operadores de infraestrutura e fundos soberanos. O objetivo é atrair pelo menos R$ 260 bilhões de investimentos privados para o Brasil até o fim de 2022.

“Pudemos discutir os projetos de aeroportos, de mobilidade urbana, de saneamento básico, de rodovias, as ferrovias autorizadas e discutir as privatizações dos portos”, ressaltou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Em Dubai, a delegação brasileira pode conhecer a operação automatizada de um terminal do porto da cidade. “A gente está vendo como isso funciona. Isso é prenúncio que no futuro a gente vai poder ter coisas semelhantes nos portos brasileiros para aumentar muito a nossa competitividade”, afirmou o ministro. A empresa que opera o terminal nos Emirados Árabes Unidos também administra uma área no porto de Santos (SP).

Além dos leilões planejados para este ano, os encontros no exterior discutiram o que está sendo preparado para o ano que vem. Entre eles estão a sétima rodada de leilões de aviação, com a concessão de 16 aeroportos (incluindo Congonhas e Santos Dumont), as desestatizações portuárias da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e do Porto de Santos (SP); e de novos projetos rodoviários.

Em outubro, o ministro já havia divulgado o programa de concessões nos Estados Unidos, onde se reuniu com mais de 40 executivos ligados ao setor em Nova Iorque.