Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo Lula aprova projeto técnico e VLT Cuiabano avança para fase final do PAC

22.03.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: Gazeta Digital
Data: 18/03/2024

iretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, André Almeida Molina, acatou o projeto técnico para implantação do VLT Cuiabano, na Capital. O anúncio foi confirmado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) com base no Ofício 11/2024, nesta segunda-feira (18).

“Essa realidade, se Deus quiser, está muito próxima de acontecer. Ainda temos alguns caminhos pela frente, mas o nosso projeto do VLT Cuiabano foi autorizado, foi aprovado tecnicamente pelo PAC Mobilidade Urbana Sustentável, PAC do governo federal, do governo Lula”, disse o prefeito.

Com isso, o modal avança para a etapa final para ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Desde janeiro deste ano, projeto do VLT Cuiabano vem sendo articulado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e seu filho o deputado federal, Emanuelzinho, do mesmo partido.

Defensor de um “modal mais moderno” para a Capital mato-grossense, o prefeito de Cuiabá cadastrou em 2023 o projeto funcional para sistemas de mobilidade urbana – uma reestruturação do projeto de implementação do VLT no Novo PAC do governo federal.

Emanuel defende que o projeto é o mais benéfico, já que o Município já possui as obras de maior complexidade, como viadutos e trincheiras, além de reafirmar a integridade dos trens, que foi mantida independentemente dos projetos urbanísticos.

“Vejo Cuiabá como uma grande cidade e que merece ter o que é sucesso no mundo. O VLT é moderno, econômico, garante dignidade, segurança e qualidade à população e por trás deles ainda vem o mote de desenvolvimento econômico, social e urbano. Ele é um novo modal, ele sai da linha do ônibus e vem para o trem, para o bonde moderno. Essa realidade está muito próxima. O projeto do VLT Cuiabano foi autorizado tecnicamente. Aprovado pelos técnicos do Ministério das Cidades e agora, o VLT Cuiabano, está na etapa final. Ou seja, vamos para a seleção, disputar com os projetos mais modernos das principais cidades do país. A minha luta é permanente e eterna por Cuiabá. Plantar a semente do VLT em Cuiabá é um legado que quero deixar para as futuras gerações da nossa capital”, acrescentou.