Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Governo projeta elevar participação de ferrovias de 20% para 40% em 2035

17.03.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Valor Econômico
Data: 15/03/2022

O ministro de Infraestrutura e pré-candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que a projeção é que a participação do modal ferroviário salte dos atuais 20% para 40% em 2035, a partir dos novos investimentos que estão em curso.

“Esse acréscimo de oferta ferroviária vai representar uma redução expressiva de frete. [O valor] Já tem caído. Tudo que está sendo feito tira força de plano nacional de logística e coloca prioridade no interesse privado, que não se furtou e resolveu pedir [autorizações para novas ferrovias privadas]. O privado está percebendo oportunidade”, disse ele, em evento do programa Pro-Trilhos, sobre o setor ferroviário.

O evento também teve presença de Marcelo Sampaio, secretário-executivo do ministério e provável sucessor de Freitas quando este se retirar para assumir a candidatura ao governo paulista. Ao fim de sua fala, quando Sampaio foi chamado ao palco, o ministro chegou a brincar: “Pensei que era para receber o bastão já”.

Em seu discurso no evento, Freitas destacou os leilões de ferrovias feitos durante sua gestão, as renovações antecipadas de concessões e a recente lei que permitiu o regime de autorização para a construção de ferrovias privadas.