Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Greenbrier Maxion desenvolve projeto de descarte de resíduos sólidos

23.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion
Data: 13/06/2022

 

A Greenbrier Maxion tem como premissa promover o desenvolvimento empresarial considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais e está engajada em projetos e programas de qualificação profissional, qualidade de vida e preservação ao meio ambiente.

A empresa também investe para melhorar a gestão de resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas e, em sua unidade em Hortolândia, no interior de São Paulo, implantou o projeto de redução de resíduos, com coleta seletiva, segregação e gestão de novos produtos e serviços (matérias-primas e seus possíveis subprodutos e resíduos).

O projeto consiste no descarte de resíduos orgânicos para transformação de alimentos para suínos, que tem como objetivo tratar os resíduos com a melhor tecnologia existente, reduzindo o impacto ambiental e combinando com a melhor destinação. Implantado em 2019, tem como foco tratar cada resíduo da saída do processo como um possível matéria-prima de outro processo, denominada “Economia Circular”.

O projeto depende diretamente da eficácia comportamental, engajando e conscientizando os funcionários sobre a importância de descartarem os resíduos do refeitório nos recipientes corretos (coleta seletiva), garantindo assim qualidade do material entregue, sem desvios e sem contaminantes. A participação do nosso fornecedor de refeições foi essencial para a implantação na parte operacional, onde o time da cozinha realiza a separação dos resíduos gerados na preparação e dos remanescentes dos alimentos servidos.

Os resultados Socioambientais são impactantes, desde uma melhor destinação até a eliminação das despesas da empresa para a destinação. Desde a implantação, 151 toneladas de resíduos orgânicos foram transformadas em ração animal, com uma redução de custo de R$ 108 mil que seriam destinados para o aterro. Com essa e outras iniciativas da empresa, o descarte para o aterro industrial passou de 6% em 2018 para 1,65% em 2021, com meta de descarte ZERO para os próximos anos.