Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Greenbrier Maxion vence o Prêmio Revista Ferroviária 2025

30.10.2025 | | Notícias do Mercado

O presidente da Greenbrier Maxion Eduardo Scolari recebeu o Prêmio Revista Ferroviária na categoria “Melhor Fabricante de Material Rodante – Vagões”. Foto: Divulgação GBMX

A Greenbrier Maxion, maior indústria ferroviária da América do Sul, venceu a edição do Prêmio Revista Ferroviária 2025 na categoria “Melhor fabricante de Material Rodante – vagões”.

Referência na concepção e produção de vagões tecnológicos e eficientes, a GBMX vem investindo em automação, padronização dos vagões e redução da quantidade de itens por vagão, visando ganho de eficiência, movimentação, qualidade e produtividade.

Os vagões GBMX buscam inovação em operação, manutenção, durabilidade, confiabilidade e segurança, com designs mais leves e aerodinâmicos que reduzem consumo de combustível e emissões. Vale destacar o modelo de vagão hopper HTT, para o transporte de grãos e fertilizantes, que com design e tecnologia consegue redução anual no consumo de 151 mil litros de diesel e na emissão de 400 toneladas de CO2. Já o modelo total sider FLT para o transporte de celulose, reduz o consumo anual de combustível em 38 mil litros de diesel e de emissão de CO2 em 100 toneladas.

Os projetos de vagões são totalmente produzidos no Brasil, e utilizam estudo de fadiga/desgaste, proporcionando maior vida útil e confiabilidade do produto. Dentre as características mais importantes no desenvolvimento dos vagões estão: a redução de tara do vagão (peso sem carga), o aumento da capacidade de carga e as melhorias na eficiência de transporte e nos terminais de descarga. A nova geração de vagões proporciona ainda uma condição de operação mais segura, com componentes que reduzem os riscos de descarrilamento, e permitem o aumento da velocidade operacional praticada, gerando eficiência para o trem.

Para Eduardo Scolari, presidente da Greenbrier Maxion, o prêmio da Revista Ferroviária, o mais importante do setor, é o reconhecimento do comprometimento da indústria para o desenvolvimento do transporte ferroviário de carga no Brasil. “Há anos estamos investindo em tecnologia, produto, processos e pessoas para prover para as operadoras ferroviárias e seus clientes vagões de carga eficientes, seguros e sustentáveis”, observa.

Destaque também para os truques, que são responsáveis pela dinâmica e estabilidade dos vagões, e são produzidos através de parceria com a Amsted Rail, líder no mercado mundial, com inovações e tecnologia de ponta, para garantir o melhor desempenho dinâmico e menor risco de descarrilamento. A engenharia da empresa desenvolve e fabrica modelos de truques de aço fundido para todas as bitolas e capacidades existentes, de acordo os padrões de referência da Associação Americana de Ferrovias (AAR). Entre as principais inovações da empresa, o truque Motion Control® possui tecnologia de ponta, e é provido de adaptadores especiais de rigidez controlada (Adapter Plus) que ajudam na dinâmica dos vagões de alta carga por eixo, além de permitir ajustes de suspensão e amortecimento variável com a lotação dos vagões.

Ainda no portfólio da GBMX, temos a linha especializada em Serviços Ferroviários, com linha dedicada para receber vagões que necessitam de revisão, manutenção, reforma e transformação tais como:  troca de assoalho, troca de lona, automação de carga e descarga, modernização de vagões com troca de caixa, modernização de componentes, rebitolagem, projetos antivandalismo, recuperação de vagões acidentados e retrofit de truques.