Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Grupo de estudos da USP oferece base de dados com rede de ferrovias cargueiras em São Paulo

10.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Jornal da USP
Data: 09/11/2022

Centro de Estudos da Metrópole (CEM) disponibilizou, de forma gratuita, uma base cartográfica digital georreferenciada atualizada das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trens metropolitanos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Na base encontra-se o traçado cartográfico, em formato shape, das ferrovias e o arquivo de logradouros, rodovias e outros, com traço indicando o eixo ferroviário, e apoio de imagens de satélite.

Além de delimitar a extensão dos trechos em quilômetros, a base de dados distingue as concessionárias que operam cada trecho, quando a via tem compartilhamento de transporte de cargas e de pessoas, o ano em que a ferrovia entrou em operação e o município em que se situa o trecho ferroviário. O material foi pesquisado e desenvolvido pela Equipe de Transferência do CEM e pode ser acessado neste link.

Para consultar a base de dados Ferrovias Cargueiras, basta ir na página “Download de Dados” no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda, “Tipos” e “Temas”, e os itens “Cartográfico” e “Transporte e Mobilidade”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico e o dicionário de dados.

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)
com sedes na USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)..