11.09.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Revista Ferroviária Data: 09/09/2025
O Presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello, foi escolhido como o Ferroviário do Ano de 2024 pela Comissão Organizadora do Prêmio RF. Engenheiro eletricista, formado pela Escola Politécnica da USP e com especialização em gestão estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sua gestão na MRS é marcada pelo crescimento e melhorias consistentes das operações, a diversificação de cargas e o compromisso com a sustentabilidade.
Há 10 anos à frente da MRS, Guilherme será homenageado por sua atuação no setor ferroviário, somadas às experiências na operadora ferroviária de cargas, na Siemens e na GE Transportation, atual Wabtec Corporation.
Foi sob sua liderança que a GE implantou importantes projetos de sinalização ferroviária, como no Metrô do Rio de Janeiro e na operação da Vale na Região Norte do País, e nacionalizou a produção das locomotivas AC44i, elevando o índice de nacionalização de cerca de 20% para mais de 70%.
No ano passado, a MRS alcançou o marco de mais de 200 milhões de toneladas transportadas — um crescimento superior a 60% em relação a 2014. Houve ainda uma expressiva diversificação da movimentação de produtos com a carga geral expandindo 136% em 10 anos, reforçando a importância da MRS para setores como o agronegócio, a siderurgia e a indústria de bens de consumo.
A gestão de Guilherme também é marcada pela renovação antecipada da concessão da MRS até 2056, que garantiu estabilidade para investimentos estruturantes e a confiança necessária para projetar o futuro da malha ferroviária em bases sólidas.
A cerimônia do 32º Prêmio Revista Ferroviária será realizada no dia 07 de outubro, na Casa Giardini, em São Paulo (SP). O evento é uma oportunidade de networking e de prestigiar as melhores empresas e profissionais do setor ferroviário de cargas e passageiros do Brasil.
Durante o evento, serão conhecidos os vencedores das 29 categorias. A votação das categorias é feita hoje exclusivamente por um Colégio Eleitoral, formado por mais de 5 mil profissionais que comprovadamente atuam no setor ferroviário. A escolha através do voto é feita de forma cruzada, ou seja, operadores votam em fornecedores e fornecedores escolhem os melhores operadores.
Conheça as categorias e os concorrentes de cada uma delas:
https://revistaferroviaria.com.br/premiorf