Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Há pedidos para Expresso Turístico da CPTM até Vale do Paraíba

07.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Via Trolebus
Data: 04/11/2022

Durante visita especial do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, entre Luz e Paranapiacaba, onde foram apresentados carros adicionais, Luiz Otávio, Chefe de Departamento de Novos Negócios da CPTM, falou sobre a adição de novos roteiros no serviço.

Durante conversa com jornalistas, Luiz respondeu a pergunta sobre ampliação do atendimento para outras localidades, e informou que há pedidos mas que são necessários estudos. Não há também prazos concretos para as extensões.

Temos que viabilizar operacionalmente, não é uma coisa simples. Existem pedidos e propostas para a gente estudar. Já chegaram a comentar em Guararema, depois temos Sabaúna. Já chegaram a comentar também para o Vale do Paraíba, então existem possibilidades, mas tudo depende de um estudo e não é simples implantar da noite para o dia.” –  disse Luiz

Foi estudado ara Campos do Jordão

O serviço parte da Luz com três roteiros diferentes: Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí. A extensão do trem não é nova e já foi cogitada tempos atrás.

Um atendimento de trem turístico partindo da Luz em direção a Campos do Jordão, ou então Aparecida do Norte. Os dois destinos já tiveram no radar da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM para integrar à lista de trajetos de seu serviço turístico. Além disso, era cogitado uma outra linha para São Roque. É o que foi publicado no Jornal Folha de São Paulo de 2011.

Da Luz até Campos do Jordão seriam 207 km, e quase sete horas de duração só na ida. O chamado Trem da Montanha seria a mais longa linha ferroviária de passageiros do Estado de São Paulo.

Já para Aparecida do Norte, seriam 180 km, apelidado na época de Trens do Romeiros. E por fim, o Trem do Vinho, da Luz para São Roque, em uma viagem de 66 km.

O trecho Luz e Campos do Jordão estava previsto uma troca de trens, em Pindamonhangaba, uma composição elétrica, que faz a subida da serra da Mantiqueira até o Capivari, centro da badalação da estância, já que a bitola dos dois trechos são diferentes.