Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Implementação de trem de São Roque até SP é adiado para 2023

14.11.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Correio do Interior
Data: 12/11/2022

O Governo Estadual adiou o projeto da construção do trem que ligará as cidades de Sorocaba e São Roque até a capital São Paulo, que começou em 2013, para 2023.

De acordo com o Governo Estadual, as eleições 2022 impediram  o andamento do projeto, chamado trem intercidades. Todavia esse impasse já se arrasta há mais de 10 anos.

No entanto, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) aprovou um decreto, no começo desta semana, para agilizar esse processo. Contudo, o Estado já começou a negociar, junto com o Governo Federal, a construção da ferrovia que ligue Campinas com a capital.

Sendo assim, o trajeo do projeto sobretudo começa em Campinas, passa por Sorocaba,  Mairinque, bem como São Roque, até chegar à São Paulo.

Aliás, o projeto estava no Plano de Governo de Rodrigo Garcia, caso ele fosse reeleito governador de São paul nas eleições deste ano.

A partir de agora, cabe ao novo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidir se o projeto sairá do papel ou não.

Um dos pontos favoráveis para o começo das obras é que Tarcísio é do mesmo partido do prefeito Rodrigo Manga, de Sorocaba.

Por conta disso, o diálogo entre o governador e o prefeito pode ser essencial para que este projeto comece.

Como será o trem de Sorocaba até São Paulo?

Em suma o o prejeto do trem intercidades vai beneficias as cidades por onde o percurso será realizado criando conexão com as linhas 8 e 9 da CPTM, na capital São Paulo.

Inclusive, a própria CCR Via Mobilidade, que fiscaliza o transporte de trens da capital, já aprovou o projeto.

Contudo, o que falta é a abertura de um edital para contratar uma empresa para construir a linha ferrea. Ao que apurado pelo Correio do Interior, a licitação está parada desde 2020.

Além disso, tanto a CCR quanto o Governo explicaram que nenhuma empresa até o momento se interessou pelo projeto.

Por fim a ideia do prejeto com extensão de 87km é que a viagem de Campinas para São Paulo  seja feita  em 51 minutos.