Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Instituto Besc Visita Marcopolo e Randon na Serra Gaúcha

17.03.2023 | | Notícias do Mercado

 

Fonte: Instituto Besc - Everton Marchioro Poli

As visitas abrem espaço para o debate de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de produtos sustentáveis no segmento pesado.

O Instituto Besc realizou na semana passada visitas técnicas às plantas fabris das empresas Marcopolo e Randon, em Caxias do Sul, na região denominada Serra Gaúcha, respectivamente às unidades Ana Rech e Implementos.

O grupo empresarial Marcopolo possui um sólido posicionamento no mercado de encarroçamento de ônibus, micro-ônibus e mini ônibus. Dessa forma, com o intuito de entregar ao mercado de mobilidade a melhor tecnologia de transportes, o grupo tem sobre seu espectro de negócios a detenção das marcas: Marcopolo; Volare; Neobus; Marcopolo Rail; Marcopolo Next; Marcopolo Parts; Banco Moneo; Marco Zero Venture Capital e Fundação Marcopolo.

Como salientou Ruben Antonio Bisi, diretor de Relações Institucionais da Marcopolo e presidente da FABUS, esses diferentes negócios subsidiam de forma sinérgica a construção de um dos portfólios mais amplos e completos do mercado de mobilidade com presença global. A companhia está presente na Argentina, Colômbia, México, Austrália, África do Sul, Egito e China.

Embora a pandemia tenha afetado de forma direta o setor de transportes durante os anos de 2020 e 2021, o grupo Marcopolo direcionou ainda mais energia no desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos. Assim, reforçando o compromisso com o mercado, a empresa entregou a melhor solução de produtos para mobilidade, em parceria com a Randon, lançou o Marcopolo Rail.

O produto foi desenvolvido com o intuito de melhorar a experiência do transporte de passageiros em modais sobre trilhos. Essa condição reforça os valores da companhia perante a sociedade, acionistas e mercados, nacional e internacional, pois exibe a resiliência do grupo empresarial.

Durante a visita realizada à Randon, à planta Implementos, o Industrial conduziu o grupo de conselheiros do Instituto Besc pela fábrica, exibindo e apresentando: a área de armazenamento de bobinas de aço da unidade (Planta a qual consome um volume de 504 toneladas de aço diariamente); setor de corte a laser (Departamento o qual possui sistema de alimentação totalmente automatizado).

Um ponto importante relevado sobre o sistema de fabricação de componentes é que, todo o scrap gerado atualmente é reutilizado no processo evitando perdas nos processos e geração de resíduos na cadeia, resultado o qual foi obtido por meio de um trabalho árduo de otimização produtiva. Iniciativa que está alinhada aos pilares de sustentabilidade, responsabilidade ao meio ambiente, sociedade e ao ESG.

Posterior a visita a setores de fabricação e montagem de componentes, os conselheiros puderam visualizar a linha de pintura e tratamento superficial. Por fim, os convidados puderam visualizar a montagem de produtos pesados como: basculantes; tanques; silos; furgões; e florestais.

No decorrer da tarde a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro formalizou o convite a Presidente de Honra do Frotas & Fretes Verdes 2023, ao Sr. Daniel Randon.