Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

IQF é lançado em evento no IPT

29.06.2023 | | ABIFER News

Vicente Abate, presidente da ABIFER.

No encerramento do Fórum Ferrovias em Foco, que aconteceu no dia 15 de junho, no IPT, realizado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Latino-Americana de Ferrovias, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e ViaBrasil Comunicação/Revista Sobretrilhos, marcou o lançamento oficial da concepção do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).

O IQF tem por objetivos promover a qualidade, competitividade e sustentabilidade no setor metroferroviário, com o aprimoramento contínuo de suas competências. O IQF terá Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços como seu Patrono.

A cerimônia contou com a presença de Manoel Marcos Botelho, secretário Executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, representando o secretário Marco Antonio Assalve. “Podem contar com todo o empenho da Secretaria para que o IQF se realize efetivamente. Entendemos que a qualidade no sistema metroferroviário é uma questão muito importante”, afirmou.

Idealizado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Associação Latino-Americana de Ferrovias – Sede Brasil (ALAF/Brasil) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o IQF terá como foco qualidade, tecnologia e inovação, sendo um marco para o segmento.

Também farão parte do IQF: Poli-USP, UNICAMP, Instituto Militar de Engenharia (IME0, FGV Transportes, Instituto de Engenharia, ABNT, ABENDI, ANFA, AEAMESP, ANPTrilhos, ABDIB, Instituto Nacional de Pesquisa Ferroviária (INPF) e Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais (NDF).