Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Kalil diz acreditar na liberação do recurso para construção da linha 2 do metrô de BH

14.08.2020 | | Notícias do Mercado

Foto: Rômulo Ávila/Itatiaia

RESUMO

  • O dinheiro, proveniente de multas pagas pela mineradora Vale, está sendo depositado no tesouro nacional
  • Como a Itatiaia mostrou no começo deste mês, uma briga política impediu o repasse direto para Minas Gerais
  • Kalil (PSD) disse que confia na palavra do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas

Em entrevista exclusiva à Itatiaia veiculada nesta quarta-feira, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse que confia na palavra do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para a liberação do dinheiro a ser usado na construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte (Barreiro – Calafate). Como a Itatiaia mostrou no começo deste mês, uma briga política impediu o repasse direto para Minas Gerais. O dinheiro, proveniente de multas pagas pela mineradora Vale, está sendo depositado no tesouro nacional.

“Até que provem o contrário, acredito na palavra de todo mundo que nunca mentiu pra mim”, completou o prefeito da capital mineira.

Ministro

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu, em entrevista exclusiva à Itatiaia veiculada no dia 4 de agosto, que vai repassar cerca de R$ 1,2 bilhão para Minas.

A multa paga pela mineradora Vale que viria diretamente para os cofres de Minas, estado responsável pela execução da obra, foi parar nos cofres da união, porque prefeituras de Minas e do Rio de Janeiro acionaram o Ministério Público, questionando o repasse. Para evitar uma judicialização do caso, o dinheiro está entrando direto no tesouro direito.

Após voltar à estaca zero, a bancada mineira no Congresso, que luta pela volta do dinheiro, espera que um novo acordo possa colocar o dinheiro novamente em uma conta específica para o metrô de Belo Horizonte. Para isso, precisará de uma composição entre Ministério da Economia e Tribunal de Contas da União, para evitar um problema jurídico.

 

Fonte: Itatiaia

Data: 12/08/2020