27.03.2025 | ABIFER | Notícias do Mercado
Fonte: Valor Data: 25/03/2025
O leilão do chamado Lote Alto Tietê, concessão de mobilidade urbana que reúne as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deverá ser disputado pela CCR e pela Comporte. A concorrência deverá ser realizada nesta sexta-feira (28).
A entrega de propostas foi feita nesta terça (25), na sede da B3, no centro de São Paulo, por representantes dos dois grupos. Também foi realizado no local um protesto de sindicatos contrários à concessão, organizado pelo Comitê de Luta Contra a Privatização da CPTM (CLCP).
Segundo fontes, a francesa Transdev também vinha estudando o projeto. O grupo havia se associado ao BTG, que teria desistido recentemente de entrar na licitação, deixando o consórcio de fora da disputa. Procurado, o BTG não quis se manifestar, e a Transdev não se pronunciou até o momento.
A concessão de 25 anos prevê R$ 14,3 bilhões de investimentos.
Na disputa, vencerá o grupo que oferecer o maior desconto sobre as contraprestações que o Estado deverá pagar ao concessionário, cujo montante máximo foi calculado em até R$ 1,49 bilhão ao ano. Além disso, está previsto o pagamento de um aporte público para viabilizar as obras, com valor estimado em R$ 10 bilhões.
A CCR é apontada como favorita na disputa. Uma fonte avalia que para a Comporte a prioridade deverá ser o próximo leilão de mobilidade urbana do governo paulista, das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix.
Há cerca de um ano, a Comporte conquistou, em consórcio com a chinesa CRRC, a concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades Campinas, em um leilão sem concorrência. A empresa, da família Constantino, também opera o Metrô de Belo Horizonte.
Já a CCR é o maior operador privado de mobilidade urbana. Em São Paulo, a empresa tem as concessões das linhas 4, da linha 5 e das linhas 8 e 9. O grupo também é responsável pelo VLT Carioca, no Rio de Janeiro, e pelo Metrô Bahia. Após um período com postura mais conservadora em leilões, a companhia conquistou, no fim do ano passado, o contrato de concessão rodoviária da Nova Sorocabana. A companhia também passa por um processo de busca por sócios para sua divisão de mobilidade urbana para potencializar a expansão no segmento, porém, fontes afirmam que a operação deverá ficar para o próximo ano.
No lote que será licitado na sexta, as três linhas da CPTM já estão em operação, mas o novo contrato prevê diversas expansões e reformas. Uma das grandes ampliações é a da Linha 13, que hoje chega ao aeroporto de Guarulhos e irá até o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos. Na outra ponta da linha, na Zona Leste da capital, também está prevista uma extensão com ao menos mais duas estações – a ampliação poderá incluir outras seis estações, até a Mooca, mas esta parte está fora dos investimentos obrigatórios iniciais. O projeto também prevê uma linha expressa do centro ao aeroporto.
A rota que receberá o maior volume de investimentos será a Linha 11, que ganhará uma extensão em Mogi das Cruzes. Também serão eliminados cruzamentos dos trilhos com vias rodoviárias e haverá reformas e ampliações de estações. Na Linha 12, também haverá uma expansão até Suzano e investimentos nas estações.