Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Licitação para privatizar metrô de BH deve sair até o mês que vem, garante secretário

20.06.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: Itatiaia
Data: 14/06/2022

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, confirmou nesta quarta-feira (14) que será lançada no próximo mês a licitação para privatização do metrô de Belo Horizonte. O projeto está sendo analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e, assim que houver o parecer final sobre o processo de privatização, o Governo de Minas poderá lançar o edital de licitação.

O projeto prevê investimento de R$ 3 bilhões na atual estrutura do metrô, além da construção da linha 2. Parte desses recursos já está previsto no acordo assinado pelo governo estadual com a mineradora Vale devido aos danos ocorridos com o rompimento da barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

“Esse é um projeto que tem destinado no anexo de Mobilidade do acordo, R$ 428 milhões para a revitalização integral da linha 1 do metrô, já existente, e a construção e operação da linha 2, tão desejada, a chamada linha do Barreiro”, afirmou durante sessão na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Conforme explica o secretário, como é preciso desestatizar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que é o órgão federal que opera, hoje, o metrô, o processo passa pelo governo federal.

“O TCU está em fase final de avaliação do projeto e, como envolve a desestatização da CBTU, que é um órgão federal, o Estado não consegue resolver isso sozinho. Esperamos que até o fim do mês isso seja concluído e até o fim do mês seja concluída e até julho a licitação seja lançada”, afirmou.

Ainda de acordo com Marcato, após o lançamento do edital, a previsão é que o leilão da privatização ocorra entre 45 e 60 dias depois.