Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Ligação entre Aeroporto de Guarulhos e CPTM sai até o fim de 2023, diz MInfra

19.08.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Poder 360
Data: 18/08/2021

A ligação ferroviária entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e os terminais de passageiros da Linha Jade, da CPTM, será inaugurada até o final de 2023. A previsão foi dada ao Poder360 pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, logo após a sua participação no seminário virtual “Indústria em debate: infraestrutura e retomada da economia”, realizado nesta 4ª feira (18.ago.2021) pelo jornal digital e pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Segundo Freitas, as obras devem ter início em janeiro de 2022 e devem durar 24 meses.

Os recursos, estimados em R$ 145 milhões, serão retirados da outorga da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. “Uma parcela da outorga vai virar o investimento na ligação ferroviária da última estação da CPTM até os três terminais de Guarulhos, que vai atender de maneira mais eficiente os usuários do metrô de Guarulhos”, disse Tarcísio.

Toda a transação foi estabelecida em um aditivo ao contrato atual da concessão, aprovado em julho pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Atualmente, quem usa os trens ao sair ou chegar ao aeroporto precisa pegar um ônibus.

Originalmente, o projeto da Linha Jade da CPTM chegaria ao aeroporto. Mas a obra nunca saiu do papel porque a concessionária não autorizou. O plano da GRU Airport era instalar um pequeno trem para fazer a conexão. Mas não houve recursos para a obra.