Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 abifer@abifer.org.br
pt-bren

Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo terá CBTC em 2019, diz secretário

27.07.2018 | | Uncategorized

Em entrevista a rádio Jovem Pan, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a instalação do CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, deve ter a instalação concluída na Linha 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara] em 2019, e na Linha 3-Vermelha [ Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera] em 2020.

Atualmente o sistema que controla os trens é usado na Linha 2-Verde, além das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata.
A tecnologia foi contratada em 2008 por R$ 780 milhões, e deveria ser implantada nas três linhas em 2011. Em 2015, o Governo Estadual chegou afirmar que estudava reincidir o contrato, e que havia aberto um procedimento arbitral internacional para tratar das divergências e prejuízos sofridos pelo Estado de São Paulo e por sua população em consequência do atraso na implantação do sistema.

Já a Alstom, por sua vez, afirmou que o Metrô não finalizou obras físicas nas três linhas para que o sistema fosse implantado, e que a companhia queria um produto muito mais sofisticado do que estava previsto no contrato.
Como funciona o CBTC?

Os sistema da a possibilidade de uma comunicação digital bilateral entre as composições e a infraestrutura de linha. As informações são trasmitidas em tempo real à central de controle e a cada trem. No sistema atual, a movimentações das composições é feita através de blocos. No CBTC, este movimento será feito virtualmente ou por meio de comunicação via frequência de rádio. O novo sistema além de aumentar a capacidade de transporte da linha, reforça a segurança.

Fonte: Via Trolebus
Data: 26/07/2018