Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linha 12 da CPTM está ganhando “trilho diferente” para diminuir intervalo

22.01.2024 | | Notícias do Mercado

Fonte: ViaTrolebus
Data: 20/01/2024

Os aparelhos de mudança de via, como o nome diz, permitem que o trem alterne de via. Existe um tipo de aparelho que é quase inédito no Brasil e está sendo instalado no Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. O Via Trolebus foi em campo conferir a montagem do aparelho que deve melhorar a vida das pessoas que utilizam a ferrovia.

Nos últimos anos, com esforços dos próprios trabalhadores, a CPTM conseguiu reduzir o intervalo da linha 12. O ramal já foi considerado um dos mais precários da malha paulista, com passageiros pendurados, o surf ferroviário, entre outros problemas.

O tempo de viagem com as ações da estatal foi reduzido, de 62 para 52 minutos, mas faltava desatar um nó na região do Brás. Lembra sobre o novo aparelho de mudança de via em x? ele diminui a distância de manobra dos trens, quando as composições chegam na estação.

Desde outubro, o trecho foi sendo preparado. As obras estão 37% concluídas, e a previsão é liberar o trecho no final de fevereiro.