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Linha 16-Violeta (Oscar Freire-Cidade Tiradentes) tem segunda licitação lançada

16.01.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Blog MetrôCPTM
Data: 15/01/2023

O Metrô de São Paulo lançou neste sábado, 14, a segunda licitação relacionada à Linha 16-Violeta, que no seu formato atual ligará a estação Oscar Freire à Cidade Tiradentes. Trata-se do serviço de investigações geotécnicas e sondagens além do mapeamento de redes de utilidade pública que existem no trajeto pretendido.

O estudo servirá como subsídio ao anteprojeto de engenharia do ramal subterrâneo de metrô, cuja licitação está em andamento. Em dezembro, o Metrô recebeu as propostas técnicas e comerciais de quatro consórcios em 14 de dezembro, mas até o momento não publicou mais informações sobre o certame.

O lançamento do novo edital, que estará disponível nesta segunda-feira, 16, e terá a sessão pública realizada em 16 de fevereiro, reforça a importância do projeto nos planos de expansão da companhia atualmente.

Vale lembrar que o Metrô tem outros dois ramais em projetos e em estágios mais avançados, a Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro da capital, e a Linha 20-Rosa, que sairá de Santo André e fará um percurso perimetral pela Zona Sul de São Paulo, até chegar à região da Lapa. Além deles, há também estudos iniciais da Linha 22-Marrom (Cotia-Sumaré), mas que ainda não teve as características principais definidas.

Novas técnicas de contrução

A Linha 16-Violeta, revelada em primeira mão pelo MetrôCPTM em 2018, tem sido usada para avaliar novas técnicas de construção que pretendem acelerar sua implantação. Entre elas está o uso de um “megatatuzão”, chamado de TBM4, e que é capaz de abrir um túnel que abrigaria as duas vias em níveis diferentes. A ideia é que estações de menor movimento possam ser usadas apenas dentro do diâmetro escavado por essa tuneladora.

Além disso, a companhia estuda o uso de elevadores de alta capacidade em algumas estações além de vias com inclinação de 5% em vez de 4% como hoje. Essa pequena diferença significaria estações menos profundas, que podem reduzir os custos da obra.

A nova linha também pretende equilibrar a oferta e a demanda na populosa Zona Leste ao aliviar as linhas 3-Vermelha e 15-Prata no futuro. Apesar disso, uma licitação ou concessão para sua implantação só deve ser lançada no final do atual governo, caso todas as etapas preliminares sejam atendidas. Ou seja, é um ramal que só deverá ficar pronto na próxima década.