Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade serão privatizadas em 2024, afirma Tarcísio

18.12.2023 | | Notícias do Mercado

Fonte: Diário dos Trilhos
Data: 13/12/2023

Em entrevista para o Fórum Político da XP Investimentos na última segunda-feira, 11 de dezembro de 2023, o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, contou qual é o portfólio de projetos de privatização para o ano de 2024.

Se acordo com ele, no próximo ano várias empresas públicas devem ir a leilão para a privatização ou concessão para a iniciativa privada, sendo a Sabesp uma das principais e que tem seu processo já aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), além da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A (EMAE), estradas estaduais e três linhas da CPTM, sem contar o Trem Intercidades.

O ponto de destaque na entrevista, é a intenção de perto do final do próximo ano, leiloar as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que atendem os passageiros da Zona Leste da capital, Guarulhos e cidades do Alto Tietê.

Antes deste leilão, deve na projeção de Tarcísio, ainda acontecer as privatizações de estradas como dois lotes da ViaOeste, da MogiDutra e MogiBertioga e o Trem Intercidades, já marcado para 29 de fevereiro e que levará a privatização da Linha 7-Rubi.

Veja a seguir a fala do governador sobre o assunto durante o fórum.

“A gente deve ter um ano de 24 animado, eu fico botando aqui meu chapéu de EMAE porque todo mundo fala tanto da Sabesp, Sabesp, Sabesp e a EMAE tá lá esquecidinha, ninguém fala dela, coitado,mas vai ser a primeira a ser privatizada, a gente deve concluir a operação da EMAE em fevereiro, início de março mais tardar, acho que é uma operação que vai ser bem sucedida. Na sequência a gente faz o leilão no Trem Intercidades então o trem Intercidades está marcado leilão dia 29 de fevereiro, então pode ser que a EMAE sai um pouco antes, um pouco depois, temos depois a concessão da Rodovia Litoral que pega lá então MogiDutra, MogiBertioga e toda SP-55 até o entroncamento com Miracatu quando ela encontra com a Régis Bittencourt, então tem toda a duplicação da SP-55, depois nós vamos ter aí a concessão das loterias aqui do estado, tem a PPP de escolas, tem a primeira perna da PPP de habitação e nós vamos ter os dois lotes da ViaOeste, que são os três lotes que a gente está projetando dois a gente leiloa no ano que vem essa ideia, e também o leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Então, de maneira geral, esse é o plano para 2024.”