Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Locomotivas centenárias voltam aos trilhos de Campinas quase dois anos após incêndio

30.05.2022 | | Notícias do Mercado

Fonte: G1
Data: 28/05/2022

Duas locomotivas centenárias retornaram para os trilhos de Campinas (SP), neste sábado (28), após passarem por restauração. No mês em que completam 110 anos, as Marias-fumaças atingidas por um incêndio na Estação Carlos Gomes há 1 ano e 7 meses voltaram a realizar passeios.

Em 2020, as chamas se alastraram pelo local onde funcionam as oficinas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O fogo destruiu parte das locomotivas a vapor de 1912, relíquias que fazem parte da história do país.

A locomotiva americana 215 foi a primeira da ABPF em Campinas. Ela foi encontrada em um depósito em Três Corações (MG) em boas condições. A composição chegou em 1980 e passou a funcionar já no ano seguinte.

Já a locomotiva alemã 9, a mais atingida pelas chamas, operou até 1956 na Estrada de Ferro de Araraquara (SP).

No momento do incêndio, o tender da locomotiva 9 estava carregada de lenha, o que facilitou que o fogo se alastrasse. A cabine, forrada de madeira, também foi consumida pelo incêndio. Todas as chapas foram entortadas.

O retorno aos trilhos

 

O diretor administrativo da associação, Hélio Gazeta, explica que um dos desafios para o trabalho de recuperação da história da Maria-fumaça é a reposição de peças do equipamento centenário. Um equipamento lubrificador precisou ser refeito com adaptações.

Os primeiros a ver o patrimônio histórico restaurado foram os alunos de uma escola de Campinas. O guia Fernando Almeida conversou com as crianças sobre o desenvolvimento ferroviário e as mudanças tecnológicas ao longo do tempo. “É um resgate da produção cafeeira da região, que está totalmente ligado a questão do transporte ferroviário”, disse Almeida.

Empolgados, os estudantes cantaram “parabéns pra você” para as Marias- Fumaça que voltaram a entreter a população na região. Mas não foram só as crianças que se empolgaram com o retorno das locomotivas.

Idealizador do projeto “Na trilha dos trilhos”, que reúne um acervo com milhares de fotos e vídeos dedicado às ferrovias do Brasil, o fotógrafo André Gehringer já percorreu milhares de quilômetros em dez anos de viagens. Ele se emocionou com a volta das locomotivas.

“Retrata uma época de ouro da cidade, foi o que fez Campinas crescer. […] O passeio da Maria-Fumaça leva o pessoal para conhecer um pouco dessa história que fez Campinas ter a importância que tem hoje a nível nacional. Ver elas de volta aos trilhos dá aquela sensação de quentinho no coração”.

 

Além das locomotivas, os trilhos de Campinas também recebem o carro especial Gilson Class. O conforto do veículo segue os padrões do século 20, e oferece aos passageiros um café colonial. Além disso, artistas vestidos com figurino de época fazem apresentações musicais.