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Lucro líquido da Rumo mais do que dobra no segundo trimestre

14.08.2020 | | Notícias do Mercado

Resultado da operadora de ferrovias do grupo Cosan chegou a R$ 404,4 milhões

 

Foto: Facebook

Mesmo durante o auge da pandemia, a Rumo, operadora de ferrovias do grupo Cosan, teve um lucro líquido de R$ 404,4 milhões no segundo trimestre deste ano. Com isso, a empresa mais do que dobrou o resultado de 2019, quando obteve lucro de R$ 185 milhões.

O volume de carga transportada pela companhia teve um salto de 13,9% no período, chegando a 16,4 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil).

O resultado positivo em plena crise foi alavancado pela alta das exportações do país no período. O volume de grãos movimentado cresceu 18,3%, enquanto o desempenho do açúcar teve aumento de 30,6%. O efeito negativo ficou por conta dos produtos industriais e dos contêineres, que tiveram quedas de 14,3% e 4,2%, respectivamente.

A receita teve alta de 5,7% no segundo trimestre, chegando a R$ 1,1216 bilhão. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve um avanço de 31,5% no período, chegando a R$ 1,216 bilhão.

O Ebitda ajustado — que desconsidera os efeitos da Malha Central, os impactos associados ao processo de renovação da Malha Paulista e a provisão para a deterioração da Malha Central — ficou em R$ 982 milhões, um avanço de 6,3%. há 8 horas Empresas Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.

Os investimentos da Rumo no segundo trimestre tiveram um aumento grande, impulsionados pelas obras na Malha Central (operação da Ferrovia Norte-Sul). O Capex (despesas em aquisição de bens de capital) cresceu 64,6% no período, chegando a R$ 722 milhões. Desse montante, R$ 163 milhões se referem às obras na ferrovia Norte-Sul.

Outro destaque foi a conclusão do Terminal de Rondonópolis, em junho, o que permitirá um aumento de cerca de 50% da capacidade. Ao todo, foram construídos três armazéns, quatro novas moegas rodoviárias, que deverão aumentar a eficiência para caminhoneiros, e uma terceira tulha ferroviária, que permitirá o carregamento de três trens simultaneamente.

 

Fonte: Valor

Data: 14/08/2020