Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Memorial Randon promove atividades de formação em conservação fotográfica

04.11.2021 | | Notícias do Mercado

Fonte: Randon

Criado para preservar e disseminar a história das Empresas Randon, o Memorial Randon, programa do Instituto Elisabetha Randon voltado à conservação e guarda de documentos históricos relacionados a todas as unidades de negócio da companhia, promoveu um trabalho de formação e aprendizagem ao longo deste mês. Com atividades realizadas em dois sábados, na Casa Florescer Interlagos, foi desenvolvida uma oficina de Conservação Fotográfica, com preparação voltada para acervos históricos, tanto de instituições museológicas como de acervos de família.

Foram abordados aspectos históricos da fotografia e dos processos fotográficos, entendendo as diversas estruturas dos materiais que são encontradas durante a evolução da fotografia. Os participantes desenvolveram ações práticas para identificar e analisar o estado de conservação do acervo e os procedimentos de conservação e restauro com materiais de qualidade museológica. O curso foi ministrado pelo fotógrafo e professor do curso de pós-graduação de Conservação de Acervos Bidimensionais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), João Mendes Neto.

“Por meio dessas oficinas, seguimos disseminando conhecimentos e métodos que ajudam a manter viva a nossa memória, para construir logo adiante, novas ações de preservação histórica e formação cultural da comunidade. É fundamental termos a consciência e o conhecimento a respeito da conservação de documentos e fotografias, seja para empresas e entidades, como também para acervos pessoais”, destaca a diretora-presidente do Instituto, Maurien Randon Barbosa.

Financiado com recursos federais da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, o Memorial Randon contará com espaço físico reproduzindo três prédios históricos das Empresas Randon, atuando na preservação da memória do transporte de cargas no Brasil e do desenvolvimento econômico de Caxias do Sul e da região, por meio da história de mais de 70 anos da companhia. Com as novas instalações, onde funcionarão salas de pesquisa, videoteca, auditório, café bistrô e loja de souvenir, o programa seguirá em evolução para uma atuação independente, ampliando o foco das ações que possibilitem o crescimento pessoal e cultural dos visitantes.