Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô abre licitação para serviços de instrumentação geotécnica das obras do túnel de conexão entre Linhas 4-Amarela e 2-Verde

29.03.2021 | | Notícias do Mercado

Edital e anexos estarão disponíveis a partir de 07 de abril; sessão pública de recebimento de documentos e propostas será dia 24 de maio de 2021

 

Instrumentação geotécnica é essencial em obras de engenharia para controlar e acompanhar com segurança o processo de execução do empreendimento até sua entrada em funcionamento. Foto: Diário do Transporte

A Companhia do Metropolitano de SP (Metrô de São Paulo) publicou nesta sexta-feira, 26 de março de 2021, Aviso de Licitação para a execução de serviços de instrumentação geotécnica de obras civis do túnel de conexão complementar entre a Estação Paulista da Linha 4 – Amarela e a Estação Consolação da Linha 2 – Verde.

O Edital e anexos estarão disponíveis no site http://www.metro.sp.gov.br a partir de 07 de abril de 2021. A Sessão pública de recebimento de documentos e propostas está marcada para 24 de maio de 2021 às 10h.

A instrumentação geotécnica é essencial em obras e intervenções de engenharia, pois permite controlar e acompanhar com segurança todo o processo de execução da obra até sua entrada em funcionamento.

É uma ferramenta que auxilia na prevenção, previsibilidade, entendimento do comportamento das obras geotécnicas e, principalmente, na antecipação de tomada de decisões, o que poderá diminuir gastos e evitar desperdício de recursos.

Com esse processo é possível identificar eventuais diferenças no comportamento das estruturas, e com isso ganhar tempo para implementar ações que minimizem eventuais problemas na obra.

Os dados fornecidos pelo monitoramento geotécnico, por exemplo, são importantes para garantir, por exemplo, a existência e o acompanhamento de eventuais danos que possam ser causados em áreas adjacentes à obra, e que possam vir a causar danos aos patrimônios de terceiros.

TÚNEL ENTRE LINHAS 2-VERDE E 4-AMARELA

Como mostrou o Diário do Transporte, a licitação para as obras do túnel de conexão complementar entre as estações Paulista (Linha 4) e Consolação (Linha 2) foi lançada em publicação no Diário Oficial do dia 07 de dezembro de 2020.

Inicialmente marcado para o dia 09 de março, foi depois adiado para 30 de março de 2021, às 10h. Nessa quinta-feira, 25 de março, o Metrô de SP voltou a adiar o certame por causa da antecipação de feriados municipais na cidade de São Paulo.  Relembre.

Este, portanto, é o segundo adiamento.

Relembre.

 

Fonte: Diário do Transporte

Data: 26/03/2021