Av. Paulista, 1313 - 9º Andar - Conjunto 912 (11) 3289-1667 [email protected]
pt-bren

Metrô autoriza início da fabricação dos trens da Linha 17-Ouro

29.05.2020 | | Notícias do Mercado

Tie Li, presidente da BYD Brasil, Silvani Pereira, presidente do Metrô de SP,e Alexandre Baldy, secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo

O Metrô de São Paulo assinou ontem (terça, dia 26) a ordem de serviço com a chinesa BYD para a fabricação dos 14 trens do monotrilho da Linha 17-Ouro. O contrato tem valor de R$ 989 milhões, prazo de 38 meses e contempla também a instalação de porta plataforma nas oito estações, dos sistemas de sinalização,  controle e de captação de energia, redes de fibra óptica, controle centralizado, máquina de lavar trens, veículos de inspeção e manutenção de via, além de vigas para testes dos trens.

De acordo com o contrato, a primeira composição deverá estar pronta em até 720 dias para aprovação do Metrô, para que então seja feita a montagem dos outros 13 trens. A fabricação e a montagem dos trens serão feitos na sede da BYD em Shenzhen, na China. Segundo a BYD Brasil, apenas o acabamento das composições deverá acontecer no Brasil, provavelmente na fábrica da empresa em Campinas (SP).

Quando pronto, o trecho prioritário da Linha 17-Ouro terá oito estações e 7,7 km de extensão, ligando o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, possibilitando a integração com as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da CPTM.

 

Fonte: Revista Ferroviária

Data: 27/05/2020